Homem é preso em Florianópolis (SC) por deixar cães da raça pitbull em ‘grave estado de desnutrição’

Homem é preso em Florianópolis (SC) por deixar cães da raça pitbull em ‘grave estado de desnutrição’
Homem foi preso por maus-tratos contra dois cachorros no bairro Barra da Lagoa, em Florianópolis – Foto: Reprodução/PCSC/ND

Um homem foi preso na última quinta-feira (3) por maus-tratos contra dois cachorros da raça pitbull na Barra da Lagoa, em Florianópolis. O caso ganhou grande repercussão na cidade após imagens divulgadas na internet que mostravam os animais extremamente magros.

Segundo a Polícia Civil do Estado, após receber registro de ocorrência formalizado, a Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis visitou o local e notificou o tutor para adequações e prazo para ajuste.

Ao retornar na casa, os profissionais da Dibea encontraram os animais novamente em grave estado de desnutrição, mesmo com ração oferecida gratuitamente. Além disso, os dois cachorros estavam com diversos parasitas visíveis pelo corpo, sendo que um deles ainda estava mantido preso em corrente curta.

A Polícia explica que os cães foram encaminhados pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis, receberão atendimento médico-veterinário e, posteriormente, serão encaminhados para guarda responsável.

Agora, o tutor preso pela Polícia permanece à disposição da Justiça. De acordo com o portal do Senado Federal, a pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.