Homem é preso por manter negócio ilegal de animais silvestres em Minas

Homem é preso por manter negócio ilegal de animais silvestres em Minas
Animais silvestres recolhidos pela Polícia Militar. crédito: PMMG/Divulgação

Um homem foi preso nessa terça-feira (28) por manter sete aves da fauna silvestre brasileira em cativeiro irregular, além de portar quatro armas de fogo em uma residência em Cuparaque, cidade do Vale do Rio Doce Mineiro.

Segundo informações da Polícia Militar, os militares foram até a residência após receberem uma denúncia anônima. Chegando lá, eles localizaram os animais da fauna silvestre brasileira em cativeiro irregular, entre as aves estavam uma Trinca Ferro, dois Coleiros, três Canários da Terra e um Azulão.

Além disso, os militares encontraram sobre a geladeira uma garrucha de fabricação caseira, tendo o autor entregue posteriormente mais duas espingardas e uma garrucha, ambas de fabricação caseira. Ao todo, foram apreendidas quatro armas de fogo, que estariam ali para conserto e manutenção, não sendo informado o nome dos supostos proprietários.

Foram localizados também materiais de pesca proibidos para uso amador, sendo redes de emalhar e rede de arrasto. O autor foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo; por matar, perseguir, caçar, apanhar e manter em cativeiro espécimes da fauna sem autorização; portar aparelho de pesca de uso proibido e iniciar atividade de fabricação de aparelhos de pesca sem registro.

Em decorrência dos crimes, foi aplicada uma multa de R$ 17,2 mil ao suspeito, que foi conduzido até a Delegacia de Governador Valadares, também na Região do Vale do Rio Doce.

Por Wellington Barbosa

Fonte: Estado de Minas