Homem é preso por maus-tratos a cavalo em Araguari, MG

Homem é preso por maus-tratos a cavalo em Araguari, MG

Um homem foi preso por suspeita de maus-tratos a animais, na cidade de Araguari, na manhã desta segunda-feira, 6. Durante patrulhamento ambiental, a guarnição se deparou com um cidadão na condução de um veículo de tração animal (carroça) pela Avenida Batalhão Mauá.

Os militares realizaram entrevista, e o homem relatou que o animal é utilizado na prática de carretos, porém, foi verificado que o equino apresentava vários ferimentos, magreza extrema, costelas aparentes, andar cambaleante dobrando as pernas, e apresentava sinais de exaustão.

Foi acionado o clínico veterinário, o qual confeccionou laudo pericial atestando que o animal estava com estado físico astênico, fraco, aprumos deficientes, escolioses e incoordenação motora dos membros posteriores devido ao longo uso do animal nas atividades de tração.
O equino também, além de estar anêmico, não fazia uso de ferraduras, colocando o animal em risco de queda sob carga, bem como, se tratando de escore corporal de equinos com escala de 1 a 5, o animal se enquadra no N° 3.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, por maus-tratos a animais, por contrariar o artigo 32 da Lei n°9.605/98, e conduzido até a delegacia, tendo os seus direitos constitucionais resguardados.

O animal foi apreendido e encaminhado ao curral municipal de Araguari.

Fonte: Vitoriosa (com informações da Polícia Militar Ambiental)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.