Homem espanhol é denunciado por alugar cães para ‘passear com humanos’ para burlar quarentena

Homem espanhol é denunciado por alugar cães para ‘passear com humanos’ para burlar quarentena
A Guarda Civil denuncia um homem por "alugar" cães para passear. (Imagem: Guarda Civil)

A Guarda Civil denunciou um homem por alugar cães para passeios durante o confinamento. “Aluguel de cães em adoção: por dois euros a hora, para custos de abrigo”, dizia a publicação, que ofertava esse “serviço” mais que questionável. Se você vir algo assim, denuncie.

O autor da oferta é um morador de Corunha, na Espanha, que trabalha “como passeador”, e, de acordo com a denúncia, colocou à disposição cães de raça para “alugar” e poder sair de casa durante o confinamento por coronavírus.

A Guarda Civil publicou um tuíte com a foto da denúncia e o seguinte texto: “#NãoTemGraça Guardas civis de #Acoruña denunciam um homem que alugava seus cães, via RRSS, para que outras pessoas passassem por cima da limitação de liberdade de circulação para passear com os animais durante o Estado de Emergência. #EsteVírusOParamosUnidos”.

“Me ofereço para passear com humanos nestes 15 dias. Bali”, podemos ler em um cartaz pendurado no pescoço de um dos animais, usado como propaganda nas redes sociais.

Não compartilhe, denuncie

Mónica Cubeiro, do site Somos Pet Friendly, comenta que chamou a Patrulha Verde da Polícia Local “e então me direcionaram para a Nacional. Apresentei a denúncia no Serviço de Proteção à Natureza (Seprona) e entrei em contato com a Prefeitura e com o Patrimônio Natural da Junta. O que não quero é que as pessoas, ao fazerem capturas de tela para recriminar atos como este e compartilhar em suas redes, como fizeram algumas clínicas veterinárias de Corunha, pois fazer isso é dar mais publicidade”.

Não são poucos os que se aproveitam da autorização especial para sair de casa e passear com seus cães durante o estado de emergência para cometer um abuso e, inclusive, algo tão questionável como o “aluguel” de animais de abrigos. “Há alguns donos que se dedicam a sair 20 vezes ao dia com seus cães, como há os que vão várias vezes para comprar cigarros”, acrescenta Cubiero.

Denúncias e multas vão entre 500 a 5.000 euros

A Guarda Civil denunciou o autor desta “oferta” por ir contra a norma imposta nesses dias de confinamento e incentivar os cidadãos a quebrar a quarentena. Entretanto, o denunciado publicou novamente nas redes socais outros anúncios similares, e as denúncias serão direcionadas à Subdelegação do Governo por descumprimento das normas do estado de emergência, assim como ao Departamento de Meio Ambiente da Junta por descumprir a normativa de bem-estar animal.

As multas para esse tipo de descumprimento oscilam entre 500 e 5.000 euros. E não somente quem oferta esse serviço, mas quem faz uso dele, poderia enfrentar uma sanção. “A prefeitura agora pede que você leve a documentação do cão e que justifique que é o proprietário”, recorda Cubeiro.

E lembre-se que ter um cão não é uma “carta branca” para sair à rua, ir passear por vários quilômetros, correr ou aproveitar para “socializar” com outras pessoas. A seguir, recordamos as normas e medidas de higiene que se deve manter com o cão durante o estado de emergência.

Normas para passear com cães

As normas para passear com os cães são as seguintes:

  1. Devem ser passeios curtos, o estritamente necessário para cobrir as necessidades fisiológicas do animal.
  2. Não se deve ter contato com outras pessoas ou animais.
  3. Levar uma garrada de água com sabão para limpar a urina, assim como uma sacola para recolher as fezes.
  4. Priorizar os horários de menor tráfego de pessoas nas ruas.

Também há normas concretas, publicadas pela Direção Geral de Direitos dos Animais, sobre a alimentação dos outros animais domésticos, que você pode consultar aqui.

A violação dessas normas pode acarretar multas, que podem ser agravadas pela atitude em caso de desobediência ou desacato à autoridade. Na realidade, tratar como caso omisso ou resistir às ordens dos agentes pode levar a mais uma multa de 601 a 30.000 euros.

Não são poucos os cidadãos que foram abordados por se encontrarem longe de seu domicílio, com a desculpa de passear com o cão, ou transitando nos parques que foram fechados por segurança, o que supõe multas de entre 100 e 600 euros.

Recomendações a respeito dos animais de estimação

Apesar de no momento não haver evidência científica confirmada que os animais domésticos transmitam o COVID-19, eles estão sim proibidos de se aproximarem de outro animal ou outra pessoa, como acontece com os humanos. Comportamentos que podem ser considerados de risco ou dano grave para a saúde da população podem receber multas entre 3.001 e 60.000 euros, ou até 600.000 euros se for considerado muito grave. Recordamos, portanto, as recomendações gerais a respeito dos animais de estimação:

No caso de estar em quarentena (prevenção):

  1. Lavar as mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca ao acariciar o animal.
  2. Limpar com água e sabão apropriado as almofadinhas das patas e o rabo do animal ao entrar em casa.

No caso de pessoas positivas para o coronavírus:

  1. Deixar, na medida do possível, o cuidado do animal com outra pessoa que esteja saudável.
  2. Utilizar utensílios novos para o animal.
  3. Se não consegue deixar o animal com outra pessoa, lembre-se de limpar as mãos habitualmente, usar máscara e evitar o contato físico.
  4. Desinfetar os utensílios do animal como guia ou outros materiais relacionados.

Tradução de Alice Wehrle Gomide
Fonte: Europa FM

Nota do Olhar Animal: Sim, os cães devem ser levados para passear, mas mercantilizar a vida de um ser senciente, seja em forma de aluguel ou de compra/venda, tratando-o o animal como um objeto, só merece repúdio.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.