ReinoUnido homem grato gorila H

Homem ‘eternamente grato’ ao gorila que salvou sua vida quando criança

Por Stephen Messenger / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Trinta anos atrás, algo aconteceu que ajudou a mudar a percepção do público sobre os gorilas – um evento que provou que eles tem sim um coração.

ReinoUnido homem grato gorila

Em 1986, enquanto visitava o Jersey Zoo, no Reino Unido, um garoto de 5 anos de idade chamado Levan Merritt caiu de uma altura de 4 metros dentro do ambiente dos gorilas e ficou inconsciente com o crânio fraturado. A multidão olhava sem poder ajudar enquanto os gorilas começaram a se aproximar da criança, temendo os danos eles poderiam causar ao garoto.

Eles nem imaginavam que Levan teria um protetor: um gorila chamado Jambo.

“As pessoas assistiam horrorizadas quando Nandi, uma gorila fêmea e seus filhotes, começaram a ir em direção a Levan”, relembra Brian Le Lion, que filmou o incidente dramático. “Jambo seguiu bem de perto. Conforme Nandi se proximou de Levan, Jambo tomou a dianteira e se colocou entre eles como se dissesse ‘Não toquem!’”.

Conforme vídeo abaixo, Merritt foi resgatado com segurança, mas o vídeo que mostrou o comportamento gentil de Jambo rapidamente se espalhou, assim como uma nova forma de pensar sobre sua espécie.

“Eu nem imaginava como o vídeo que filmei iria mudar a percepção pública da espécie, desfazendo a ‘Teoria do King Kong’”, Le Lion escreveu depois.

ReinoUnido homem grato gorila2

Nos anos que se seguiram, Jambo foi honrado com memoriais comemorando suas ações mostradas naquela filmagem – deixando um legado que ultrapassou sua morte em 1992. Mas ainda há uma pessoa para quem o gesto gentil do animal sempre será muito mais do que um conceito.

O noticiário Mail Online recentemente falou com Levan Merritt, agora um pai, cuja vida de alguma forma pode ser devida ao coração gentil do gorila. Isso, ele diz, é algo que ele nunca esquecerá.

“Eu sou eternamente grato a Jambo já que obviamente aquilo poderia ter acontecido de outra forma”, Merritt disse. “Foi incrível como ele me protegeu daquela maneira”.

Fonte: The Dodo 

Nota do Olhar Animal: Proporcional à gratidão do homem salvo pelo gorila foi o desrespeito de outras pessoas pelo animal, condenando-o ao cárcere perpétuo em um zoológico pelo fato de ser um macaco.

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.