India homem botas elefantes H

Homem faz botas para elefantes bebês órfãos

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Quando o destino deu uma guinada para pior, deixando os elefantes bebês Rupa e Aashi sem suas famílias e amigos, eles acabaram em um centro de resgate na Índia.

Panjit Basumatary, um veterinário do Centro de Resgate do International Fund for Animal Welfare (IFAW) responsável por cuidar dos dois jovens elefantes, teve que ser criativo para mantê-los calmos.

India homem botas elefantes

Quando elefantes jovens perdem suas mães, o trauma e o estresse podem ser terríveis – pode até mesmo colocar suas vidas em risco. Bebês como Rupa e Aashi “podem ser extremamente vulneráveis devido aos altos níveis de estresse causados pelo trauma de serem separados de suas mães”, Clare Sterling, do IFAW, disse ao The Dodo. Bebês tão jovens assim normalmente estariam com suas mães constantemente, alimentando-se a cada poucas horas, e se aconchegando a elas para conforto.

Então, Basumatary teve uma grande ideia: Colocar esses bebês em confortáveis botas, meias, cobertores e cachecóis.

“Assim como tratar dos muitos animais que chegam ao nosso centro, eu gosto de pensar sobre o algo mais que posso fazer para melhorar as condições para eles e deixá-los mais confortáveis”, Basumatary disse, explicando que é importante manter elefantes tão jovens aquecidos.

“Eu pensei que se pudesse inventar algo para impedir que seus pés e pernas ficassem frios pelo contato com o chão, isso poderia fazer a diferença”, Basumatary disse.

“Alguns dos meus colegas podem ter inicialmente ficado céticos sobre minha invenção”, ele acrescentou. E realmente, os elefantes vestidos podem ser uma visão bem incomum.

Mas esta não foi a primeira vez que Basumatary foi criativo com os animais que ele ajuda. No passado, ele criou melhores distribuidores de comida e água para gibões e leopardos resgatados.

India homem botas elefantes2

E como se pode ver, as botas também foram um grande sucesso. “Após alguns dias, os elefantes logo se acostumaram a usar as meias e botas durante a noite e rapidamente eu vi a diferença por eles estarem bem mais aquecidos e contentes”, Basumatary disse.

“Agora já é normal para eles nos deixarem vesti-los em suas roupas quentes antes de irem dormir”.

Você pode ajudar animais como Rupa e Aashi fazendo uma doação através do International Fund for Animal Welfare aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.