Homem flagrado abandonando cachorro em centro da prefeitura do Rio será indiciado por maus-tratos, diz polícia

Homem flagrado abandonando cachorro em centro da prefeitura do Rio será indiciado por maus-tratos, diz polícia
Alessandro da Conceição Cunha é investigado por suspeita de praticar maus-tratos contra um cachorro. — Foto: Arquivo pessoal

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) do Rio de Janeiro está investigando Alessandro da Conceição Cunha, por suspeita de praticar maus-tratos contra um cachorro.

Alessandro foi filmado por um guarda municipal, em frente ao Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (3), quando abandonou um cachorro no local. Segundo a Polícia Civil, Alessandro será intimado a prestar depoimento e indiciado por maus-tratos.

O caso foi denunciado pelo vereador Luiz Ramos Filho (PMN), que é presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio. Além de cruel, o abandono de animais é crime por ser considerado uma forma de maus-tratos. Trata-se de um delito ambiental previsto em lei, com pena de 3 meses a um ano de prisão.

Homem flagrado abandonando cachorro em centro da prefeitura será indiciado por maus-tratos, diz polícia — Foto: Arquivo pessoal
Homem flagrado abandonando cachorro em centro da prefeitura será indiciado por maus-tratos, diz polícia — Foto: Arquivo pessoal

“O sujeito cometeu um crime, à luz do dia, sem se importar em ser filmado. E ainda desacatou o funcionário público que tentou impedi-lo. Abandonar animal é crime. Desacatar servidor público também é. E esse criminoso não vai ficar impune!”, comentou o vereador Luiz Ramos Filho, que recebeu as imagens e denunciou o caso à DPMA.

Mais de um abandono por dia

No início do ano, o RJ2 mostrou que o abandono de animais é uma prática comum no Rio de Janeiro.

VÍDEO: Mais de um abandono por dia: câmera registra rotina de animais largados na porta da Suipa

Imagens gravadas por uma câmera instalada em frente ao portão de entrada da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, mostram essa triste rotina.

Uma das instituições mais tradicionais do Rio no acolhimento de cães e gatos está superlotada. Cerca de 40 animais são deixados na instituição por mês.

Atualmente, há 2.200 animais domésticos vivendo na Suipa. O custo para mantê-los é de R$ 600 mil por mês. Todos os recursos vêm de doações voluntárias, já que a instituição não recebe nenhum dinheiro público.

O que fazer ao encontrar um animal abandonado

O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, vereador Luiz Ramos Filho, explicou que a prefeitura mantém um abrigo público para animais domésticos. É a Fazenda Modelo, localizada em Guaratiba, na Zona Oeste. O local é o único espaço público na cidade que pode receber animais em estado de abandono.

Para solicitar o resgate, o cidadão deve ligar para o telefone 1746.

Suipa tem hoje 2.200 animais para doação — Foto: Reprodução/TV Globo
Suipa tem hoje 2.200 animais para doação — Foto: Reprodução/TV Globo

Contudo, segundo o vereador, tanto a Fazenda Modelo, quanto outros abrigos particulares, estão lotados. De acordo com Luiz Ramos, a melhor solução é a castração para evitar o aumento da população.

“O cidadão deve se conscientizar que é indispensável castrar o seu animal. A prefeitura tem uma política de controle de natalidade e oferece o serviço de castração gratuito. O que falta é a população se conscientizar da importância da castração, senão a situação vai ficar caótica, com muitos animais abandonados pelas ruas e um sério problema de saúde pública”, explicou Luiz Ramos Filho.

Por Rafael Nascimento e Eduardo Tchao

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.