Homem joga cavalo da ponte durante romaria

Homem joga cavalo da ponte durante romaria

No último final de semana ocorreu um crime bárbaro, em uma romaria na cidade de Paudalho-PE, onde um homem jogou seu cavalo de cima da ponte. Informações de pessoas que estava no local, o cavalo tinha se cansado e o homem ficou nervoso e o jogou da ponte.

Romarias são atos de fé e devoção e deveriam ser motivos de alegria. Infelizmente, porém, é comum que romeiros prometam a seus Santos irem montados a cavalo até o local de devoção, muitas vezes, por centenas de quilômetros, dividindo seu esforço de fé com o cavalo. Grande parte dos animais de romaria não resistem ao trajeto e acabam sendo descartados pelo caminho, como objetos. A parte que resiste volta com dores e até sequelas do esforço que podem durar uma vida.

Luisa Mell, apresentadora de televisão, atriz e escritora fez um desabafo em suas redes sociais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell)

Entre seus desabafos Luisa pede ao prefeito de Paudalho-PE que crie campanhas de conscientização.

“Ao prefeito @marcelocamposgouveia e a todos os outros prefeitos de cidades que recebem romeiros, peço que crie campanhas de conscientização para os devotos, que os ensine que usar animais dessa maneira, não é certo e se possível, criem Leis para proteger os animais. Aos romeiros, o ato de fé é seu. Se você quer realmente provar sua devoção, faça você o esforço e não coloque um animal para fazer em seu lugar. São Severino lutou justamente contra a escravidão. O que ele pensaria ao ver você escravizando um animal em nome de sua fé?”

A prefeitura de Paudalho-PE se manifestou em suas redes sociais com uma nota de repúdio.

“A Prefeitura do Paudalho externar o mais profundo pesar e estarrecimento para com o episódio de maus-tratos contra um animal indefeso, observado no último final de semana em nossa cidade. Como bem sabemos, o nosso Município é nacionalmente conhecido pelas manifestações de fé de todos os credos, dentre elas a Romaria com destino ao Santuário de São Severino dos Ramos. Apesar do intuito pacífico e ordeiro dos fiéis presentes, tristemente, o que deveria ser um momento de conexão com o Sagrado, foi marcado por uma lamentável cena de violência contra um dos cavalos que integrava a comitiva.”

Fonte: Tem de Tudo News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.