Homem nada no esgoto para salvar patos bebés na praia de Carcavelos; FOTOS

Alguém já nadou no esgoto?”. Foi com esta questão que Miguel Lacerca começou a contar a odisseia que viveu neste sábado, 15 de abril, na praia de Carcavelos, em Portugal. Após uma testemunha ter avistado seis patos bebés e a mãe na foz da ribeira que desagua na praia, Miguel não ficou indiferente e saltou para os resgatar.
“Depois de tomar três duches bem quentes, acho que o cheiro ainda não me largou… Fui um grande porcalhão mas com justificação”, escreveu na Facebook. Miguel trabalha com associações locais para apanhar o lixo das praias da região e estava no local durante uma missão.
Depois de salvar as seis crias e colocá-las numa transportadora, atraiu a mãe através do túnel de esgoto, de “mais de 100 metros de comprimento”, com o piar dos filhotes. “Havia um outro pato adulto que também esteve cerca de nós, mas perdi-lhe o ‘rumo’”, acrescentou.
Algumas horas antes, um banhista havia partilhado fotografias nas redes sociais a explicar que os animais estavam lá “presos” há cerca de uma semana e que não conseguiam voltar para trás pois não havia uma “abertura na ribeira”. Este referiu ainda que contactou o serviço de resgate animal da Câmara de Cascais, que o informou que “não tinha meios” para retirar os animais da água.
Depois do resgate, a família foi transportada para um açude na Quinta dos Ingleses. No entanto, neste domingo, 16 de abril, veio a surpresa: os patos haviam voltado à praia. “Hoje quando estávamos em ação a remover lixo marinho de dentro do túnel, ficámos surpresos ao ver os patinhos a voltar à praia”, sublinhou Miguel.
Num vídeo partilhado, é possível ver os animais a nadar tranquilamente. “São teimosos mais felizes”, disse um utilizador. Já outro, brincou: “Eles é que sabem por onde querem andar”.
Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original