Homem que amarrava cães sob o sol sem água e comida é preso em Goiânia, GO

Homem que amarrava cães sob o sol sem água e comida é preso em Goiânia, GO
11 animais são encontrados em situação de maus-tratos em Goiânia. Foto: Divulgação/Romu

Um homem de 29 anos foi preso suspeito de maus-tratos contra 11 cães, em Goiânia. De acordo com o comandante da Ronda Municipal (Romu), foram encontrados quatro animais adultos e sete filhotes, que seriam vendidos (veja vídeo).

“Chamou a atenção a crueldade que eles eram tratados, amarrados em cordas curtas, sem alimentação e em espaço insalubre. Estavam largados a própria sorte”, explica o comandante.

Por não ter a identidade divulgada, o G1 não conseguiu contato com a defesa do suspeito.

VÍDEO: Homem é preso suspeito de maus-tratos contra 11 cães em Goiânia 

A prisão foi efetuada na tarde da última segunda-feira (12), no Setor Rodoviário, após denúncia. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) multou o homem em R$ 5 mil por maus-tratos. Criminalmente, o suspeito pode ter pena de dois a cinco anos de prisão pelo crime.

O diretor de fiscalização ambiental da Amma, Diego Moura, diz que a agência não consegue estimar quantos dias os animais estavam naquela situação, mas relata que quadro clínico era delicado. Ele menciona que um deles havia dado a luz e não tinha alimentação para conseguir amamentar, já outro, tinha um quadro de dermatite no rosto.

“A médica veterinária da Amma constatou maus tratos, eles estavam amarrados no sol quente, com estrutura de corrente pequena, abatidos, apresentando costelas saltadas, fraqueza muscular”, narra Diego.

Aos guardas, o homem alegou que os bichos estavam sem água e comida apenas naquele momento, mas a situação não era frequente. Vagner contesta a versão e diz que as imagens “eram claras”, ele completa que no intervalo entre a denúncia e a detenção, um dos animais morreu.

Os animais foram encaminhados para uma organização não governamental (ONG), em Aparecida de Goiânia. Já o homem, foi encaminhado à Central de Flagrantes e preso sem direito à fiança, devido a um agravante do caso.

Animal foi encontrado com vida pela Ronda Municipal, mas morreu devido aos maus-tratos, em Goiânia. Foto: Divulgação/Romu
Animal foi encontrado com vida pela Ronda Municipal, mas morreu devido aos maus-tratos, em Goiânia. Foto: Divulgação/Romu

VÍDEO: 11 cães são encontrados em situação de maus-tratos em Goiânia

Por Michel Gomes, G1 GO

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.