Homem que criava animais pela carne transforma sua fazenda em um santuário

Homem que criava animais pela carne transforma sua fazenda em um santuário

Por Christian Cotroneo / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Mike Lanigan era somente uma criança quando ele se mudou com sua família para uma fazenda. E durante as próximas décadas, o local amplo em Uxbridge, no Canadá, operava como muitas fazendas – criando animais para vender como carne no mercado local.

Mas depois de alguns anos na faculdade e uma temporada com o departamento florestal, Lanigan decidiu que era hora que fazer algo diferente na fazenda.

Ele percebeu que os animais que tinham crescido ao redor dele e com os quais ele tinha formado um laço tão forte poderiam gostar de envelhecer lá. E, além disso, ele queria oferecer um refúgio a outros animais necessitados.

Em outras palavras, Lanigan decidiu que sua fazenda de gado deveria ser um santuário animal.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario2

“Este é o primeiro ano que nós não criamos porcos ou galinhas”, diz Lanigan em um vídeo recente feito por Edith Barabash, que trabalha com ele no The Farmhouse Garden Animal Home.

E as 21 vacas da fazenda, assim como os cavalos e gansos, e um “burro de guarda” chamado de Buckwheat, chamarão esses 100 acres de lar pelo resto de suas vidas.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario3

Mas Lanigan tem a esperança de dar a eles mais companhia.

“Eu pensei que talvez a gente deva começar a receber vacas resgatadas”, ele diz. “Ou animais que foram recolhidos pela sociedade protetora SPCA ou algo assim”.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario4

Lanigan foi inspirado, em parte, por um camponês idoso que ele tinha visto trabalhando para seu pai.

“Eu via este empregado – ele tinha mais de 90 anos de idade – cuidando de nossos bezerros com tanto amor”.

Anos depois, quando Lanigan estava ajudando uma de suas vacas a trazer mais um bebê a este mundo, como um pai expectante e terno, ele se lembrou desse homem.

“E eu pensei, ‘Que hipocrisia da minha parte dar tanto amor a algo e o final ser tão diferente desse amor’”, ele diz no vídeo.

Lanigan levou em conta esse amor quando ele teve sua decisão alguns meses atrás.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario5

E é claro, a estrada para construir todo santuário é pavimentada de boas intenções. Transformar uma terra em um refúgio para animais é uma coisa – e outra bem diferente conseguir sustentar todas essas bocas famintas. A fazenda ainda não é um santuário oficial.

“Nós não temos uma data específica, mas honestamente queremos o mais rápido possível”, Barabash diz ao The Dodo. “Nós precisamos de uma quantia sólida de dinheiro inicial, porque criar vacas é algo extremamente caro. Mas estamos chegando lá”.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario6

Além disso, um fazendeiro tem que colocar comida na mesa também. Então Lanigan continua a plantar vegetais na propriedade e a levar seus produtos ao mercado. Junto com um pouco de madeira. E, sendo uma fazenda canadense, um pouco de maple syrup (xarope de ácer).

E as vacas, à sua maneira, também colaboram.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario7

“É absolutamente essencial ter um herbívoro aqui”, Lanigan diz no vídeo. “Tem algo sobre ter um herbívoro em nossa terra que faz com que minha fazenda seja mais saudável”.

“E não é somente o esterco. Existe uma inter-relação entre um herbívoro andando pela terra e comendo grama e a rotação de vegetais saudáveis”.

Canada Uxbridge homem fazenda santuario8

Lanigan não consegue especificar qual a natureza desse relacionamento entre uma fazenda saudável e animais felizes.

Mas ele pode sentir isso. Desde sua cabeça até lá embaixo no solo.

Siga a jornada de Lanigan aqui. Você também pode ajudar a realizar seu sonho de transformar sua fazenda em um santuário de animais fazendo uma doação aqui.

E assista ao vídeo inteiro abaixo:

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.