Homem que criava papagaio ilegalmente deve comparecer em juízo no DF

Homem que criava papagaio ilegalmente deve comparecer em juízo no DF
Foto: Divulgação/PMDF

Um papagaio foi apreendido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta segunda-feira (5/10), em Santa Maria. Os policiais atenderam uma ocorrência de criação irregular de ave silvestre e encontraram a ave.

No local, os policiais constataram ser um papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), de 40 anos de idade, mantido em cativeiro e preso numa gaiola. O homem que mantinha o animal admitiu que não possuía licença ou autorização para criação da ave.

Aos PMs, ele disse que estava com o papagaio havia três meses, após a morte da tutora original, uma vizinha.

A criação de animais silvestres é crime contra fauna, previsto na Lei dos Crimes Ambientais. No entanto, por se tratar de delito de menor potencial ofensivo, o homem responderá em liberdade. Ele assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência, no qual se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.

A ave não apresentava sinais de maus-tratos. Ela será entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-DF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Por Celimar de Meneses

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.