Hospital retira proposta para praticar “experimentos mortais em cães financiados pelos contribuintes” após reação do público e do Congresso

Hospital retira proposta para praticar “experimentos mortais em cães financiados pelos contribuintes” após reação do público e do Congresso
A organização contra testes em animais White Coat Waste Project está exigindo um fim aos planos para o Projeto financiado com dinheiro dos contribuintes.

O Greater LA Veteran’s Center, hospital em Los Angeles, EUA, revelou que está planejando retirar uma proposta aprovada para “experimentos fatais em cães financiados pelos contribuintes” após membros do congresso exigirem explicações.

A carta feita pelos legisladores direcionada ao Departamento de Assuntos dos Veteranos levantou preocupações sobre uma proposta que tinha sido aprovada para um experimento no qual os cães tomariam antidepressivos e metanfetaminas antes de serem mortos e dissecados no centro, de acordo com os representantes, o que um grupo ativista de direitos dos animais rotulou como um estudo “cruel e inútil”.

De acordo com a carta, o Congresso nem estava ciente dessa proposta de experiência secreta, até que uma série de pedidos do Freedom of Information Act (FOIA – Lei de Liberdade da Informação) revelou os testes “danosos”, e legisladores criticaram duramente o Centro de Veteranos (VA) por sua falta de transparência.

O Sistema de Saúde do Grande VA de Los Angeles já confirmou ao site DailyMail.com que eles possuem atualmente três cães narcolépticos nas instalações e que estavam planejando fazê-los se reproduzirem para continuar com o experimento depois que a proposta fosse aprovada.

Mas, diante de uma reação tão forte do público, parece que o centro está planejando deixar de lado a pesquisa que ainda não havia sido começada.

“O pesquisador não possui planos atuais de reproduzi-los mais, e espera-se que o estudo não seja realizado”, um porta-voz nos contou.

Eles disseram que nenhum dos estudos realizados em animais envolveu eutanásia nos últimos anos. Se este estudo tivesse sido realizado, teria mudado isso.

Membros do Congresso estão exigindo explicações sobre um experimento aprovado para reproduzir, estudar e eutanasiar cães no Greater LA Veteran’s Center (acredita-se que a imagem é a foto de um dos cães de pesquisa, tirada por um paciente informante do centro)

A representante de Nevada, Dina Titus, contou ao DailyMail.com que o Congresso precisa “tomar uma atitude” após descobrir os “detalhes cada vez mais perturbadores” dos experimentos com cães planejados pelo VA.

“Os contribuintes não deveriam financiar a exploração ou maus-tratos dos animais”.

Titus foi uma dos oito representantes que escreveu para o Escritório do Inspetor Geral dos Assuntos Veteranos, Michael J. Missal, exigindo explicações.

O Representante Ted Lieu, outros dos signatários, disse que estava “profundamente incomodado” em saber sobre o experimento.

“Não estávamos cientes disso e, francamente, ninguém estava”, Lieu contou ao LA Times. “Nenhuma agência federal deveria fazer isso. Se for verdade, os cães estão sendo maltratados”.

A carta dos representantes destaca as preocupações com “aparentes declarações enganosas do Departamento de Assuntos Veteranos sobre os experimentos danosos em cães acontecendo no laboratório do Sistema de Saúde do Grande VA de LA, e com a falta de transparência e responsabilidade relacionada”.

Um veterano da Guerra do Iraque, que é paciente do VA LA, diz que os cães do centro podem sair um por um, por somente cinco minutos por vez (uma foto do que se acredita ser um dos cães de experimento).
Acredita-se que o Centro de Veteranos realize testes em animais neste prédio em seu Grande Centro em LA.
Janelas pintadas oferecem poucas informações sobre a natureza dos experimentos que supostamente ocorrem lá.

A carta destaca uma declaração do VA sobre projetos em andamento de pesquisas com cães que dizem que eles estavam “ganhando conhecimentos sobre a narcolepsia… através de estudos de observação de uma colônia única de cães naturalmente narcolépticos”.

Representantes argumentam que o rótulo “observacional” foi “inexato e engana o Congresso e os contribuintes a acreditarem que os estudos não são danosos”.

“Isto é uma traição aos cães, uma traição aos veteranos e uma traição aos contribuintes”, disse Justin Goodman, vice-presidente do Departamento de Advocacia e Política Pública do White Coat Waste Project, uma organização contra testes em animais que descobriu sobre esse experimento no VA.

Ele também condenou a falta de transparência do VA, tanto para os contribuintes como para o Congresso, o que ele classificou como uma “pesquisa irrelevante e cruel”.

O Sistema de Saúde do Grande VA de Los Angeles (VAGLAHS) contou ao DailyMail.com que toda sua pesquisa “é estritamente controlada e monitorada” e possui os mesmos “mecanismos de responsabilidade vigentes”, assim como os aplicados pelos programas de universidades e organizações estaduais, privadas e militares.

O “VA e o VAGLAHS sabem que este é um assunto muito delicado, mas nós também sabemos que seria antiético expor humanos aos riscos associados com tratamentos experimentais que não foram completamente estudados primeiro em animais, ou se recusar a fazer uma pesquisa que é necessária para reduzir o sofrimento humano”.

“Nós mantemos relatórios detalhados de todos nossos projetos de pesquisa, e seguimos regras e procedimentos estritos para garantir que o bem-estar dos animais que estudamos seja apropriadamente respeitado”.

O Congresso também discute sobre o motivo pelo qual o departamento está conduzindo essa pesquisa que parece ser “fora do seu cerne de competência”, Goodman disse.

Oito representantes escreveram ao Escritório do Inspetor Geral de Assuntos dos Veteranos, Michael J. Missal, exigindo explicações.

Um veterano da Guerra do Iraque e paciente do Grande Centro de Veteranos de LA, em busca de tratamento para seu Transtorno Pós-Traumático (TPT), contou ao DailyMail.com que ele tem uma vista da instalação de testes animais do seu quarto.

Ele nos contou que frequentemente escuta cães latindo, e muitas vezes os vê sendo levados para fora, um de cada vez, por somente cinco minutos no quintal vazio e de concreto do lado de trás do centro que fica perto do centro de pesquisa neurológica do VA.

Mas o veterano, que não quer ser identificado, não tinha percebido o que estava acontecendo até que ele leu um relatório do White Coat Waste Project. Ele ficou horrorizado.

“É de partir o coração”, o veterano disse. “É como se fosse uma casa dos horrores”.

“Cães são tão lindos, especialmente para os veteranos. E as pessoas simplesmente não sabem o que está acontecendo”.

“Eu tenho um cão de terapia que me ajuda com meu TPT. Ter um cão de terapia foi essencial para me ajudar a voltar para a sociedade, me tornando um cidadão produtivo novamente.”

“Nós usamos cães na guerra, nós usamos cães para terapia e agora nós vamos machucá-los? É um tipo de insulto fazer o que eles estão fazendo para esses cães em nosso nome”.

“Eu acho revoltante. As pessoas precisam saber o que está acontecendo.”

Ele disse que desde que o teste em animais foi noticiado, os funcionários se tornaram mais “discretos” e ele os vê escolhendo entrar no centro pela porta lateral.

“Uma solicitação de pesquisa, aprovada pelo Inspetor Geral do Departamento de Assuntos Veteranos dos EUA em outubro de 2016, revelou que o Projeto pretendia reproduzir cães no centro em LA para sofrerem com a doença do sono chamada narcolepsia, injetando neles metanfetaminas ou antidepressivos e então os matando e removendo seus cérebros”, revelou a carta dos representantes.

Eles argumentaram que tais experimentos “danosos”, classificados como “Categoria D” já que envolvem dor e estresse, não podem ser racionalmente descritos como “observacionais”.

“Nós também estamos preocupados, pois sem acesso aos documentos do FOIA não iríamos saber que o VA estava fornecendo informação enganosa, ou que os cães estavam sendo usados nesses experimentos no centro em LA”, continuou a carta.

Eles exigiram mais detalhes sobre os experimentos, detalhes dos cães e do custo para os contribuintes.

O inspetor geral ainda não respondeu à carta dos representantes.

Entretanto, Re Lieu disse que planeja forçar o departamento a acabar com o experimento, enquanto Titus pediu uma “atitude”.

Os membros da Califórnia vêm exigindo maior visibilidade sobre os testes em animais e seus custos para os contribuintes em relação ao ano passado.

Por Hannah Parry / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Daily Mail

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *