Hospital Santo Antônio é pioneiro em oferecer dietas vegetarianas em Blumenau, SC

Hospital Santo Antônio é pioneiro em oferecer dietas vegetarianas em Blumenau, SC

Atuando para que o paciente internado tenha uma experiência de respeito ao seu estilo de vida e suas necessidades nutricionais, o Hospital Santo Antônio ampliou seu Manual de Dietas, passando a oferecer as opções lacto vegetariano, ovo lacto vegetariano e vegetariano estrito. Considerando suas necessidades, a equipe médica e de nutrição prescrevem qual das opções de dieta é melhor indicada para o paciente.

Conforme a nutricionista supervisora do serviço de Nutrição do hospital, Tatiane Aligleri, a ideia surgiu a partir das próprias sugestões dos pacientes que, por não se adaptarem à dieta, muitas vezes não aderiam bem ao tratamento nutricional.

— O vegetarianismo tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo e existem diferentes motivos para esse estilo de vida. Com o planejamento correto, uma dieta vegetariana tem uma boa variedade de alimentos podendo atender a todas as necessidades nutricionais. Com a inclusão de três novas opções de dietas, oferecemos um tratamento cada vez mais humanizado e individualizado.

Cozinha hospitalar tem toque da Trimania

Com uma estrutura em constante renovação, a cozinha do Hospital Santo Antônio reflete os investimentos da Trimania. Em 2019, com os recursos obtidos pela venda do título de capitalização, foram compradas duas novas geladeiras para o armazenamento e controle de temperatura da matéria prima a fim de garantir a segurança alimentar.

São oferecidas cerca de 1100 refeições diárias para pacientes e acompanhantes: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Para isso, o setor conta com 50 pessoas entre supervisor, nutricionistas, fonoaudiólogas, auxiliares de cozinha, cozinheiros, copeiros, auxiliares de estoque entre outros.

A exemplo dos investimentos no setor de nutrição, todos os meses novos investimentos são realizados graças às pessoas que compram o título de capitalização. Para se ter uma ideia, 70% das instalações do hospital receberam melhorias através dos recursos doados pelo título de capitalização.

A ajuda é fundamental, uma vez que o hospital é mantido pela Fundação Hospitalar de Blumenau, uma instituição privada, sem fins lucrativos, filantrópica, acreditada plena pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Mais de 92% dos seus atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza parcerias com as esferas governamentais e iniciativa privada, participando dos programas e estratégias definidas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Trimania Cap – Filantropia Premiável via G1


Nota do Olhar Animal: O oferecimento pelo hospital de refeições que excluem ingredientes de origem animal nada tem a ver com o reconhecimento dos interesses dos animais, pois se este fosse o foco não haveria refeições contendo ovos e leite. Mas a despeito disso e da menção a conceitos errados sobre vegetarianismo, a notícia nos parece muito positiva e revela uma mudança cultural que terá efeitos benéficos para os animais, ao menos para os que deixarão de ser assassinados para consumo.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.