Hospital Veterinário do Recife (PE) retoma castração gratuita de gatos e cachorros

Hospital Veterinário do Recife (PE) retoma castração gratuita de gatos e cachorros
Hospital Veterinário do Recife fica na Zona Oeste. — Foto: Divulgação/PCR

O Hospital Veterinário do Recife (HVR) anunciou a retomada das cirurgias gratuitas para castração de gatos e cachorros (veja vídeo abaixo). Os tutores dos animais podem marcar os procedimentos na quarta (16) e na quinta-feira (17), a partir das 9h. As cirurgias começam a ser realizadas na sexta-feira (18).

Vídeo: Hospital Veterinário do Recife retoma agendamentos para castração gratuita de cães e gatos.

O serviço estava suspenso desde março, devido às medidas de prevenção à Covid-19. De acordo com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), foram disponibilizadas 300 vagas para o mês de setembro, apenas para residentes da cidade do Recife.

O agendamento pode ser feito a partir das 9h pelo site da secretaria ou, das 9h às 13h, pelos telefones (81) 3224-3001, 3224-4001, e 3446-9808. Segundo a Seda, a partir do mês de outubro, o hospital volta a oferecer mil operações por mês, com agendamento nos dois primeiros dias úteis do mês, também pelo site ou telefone.

“Como o hospital teve parte do serviço interrompido em março, a gente conseguiu ter espaço para gerar algumas melhorias na estrutura e se preparar para a retomada. Foi feita a climatização da área interna do hospital, além de um estrutura externa para garantir o distanciamento entre as pessoas”, afirmou Carlos Augusto Steinen, Secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife.

De acordo com ele, os tutores e os animais são recebidos na estrutura externa e encaminhados em grupos de quatro a cinco pessoas para aguardar na sala interna, respeitando o espaço de distanciamento necessário. Medidas como uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura e álcool em gel disponível para higienização das mãos também estão nos protocolos do hospital.

Na data e horário marcados para o procedimento cirúrgico, é necessário levar comprovante de residência no Recife e documento de identificação com foto. O animal deve estar em jejum de 12 horas, sem comer ou beber água. 

Outros atendimentos
 
Vídeo: Hospital Veterinário do Recife oferece atendimento de urgência.

Durante o período da pandemia, o HVR suspendeu as cirurgias de castração, mas deu continuidade aos atendimentos de emergência e urgência (veja vídeo acima). De acordo com o secretário, a retomada dos serviços de consulta e atendimentos clínicos é feita de maneira gradual.

“Estamos voltando com as consultas e cirurgias ortopédicas a partir de outubro. Os atendimentos para cirurgias como retirada de tumor, tumores estrangulados ou tratamento de dermatites severas também estão voltando de forma gradual”, disse.

O hospital fica localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, sem número, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade. 

Covid-19 em Pernambuco
 
Pernambuco confirmou, na segunda-feira (14), 181 novos casos da Covid-19, subindo para 136.853 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado. Também foram registrados 14 óbitos causados pela doença, totalizando 7.888 mortes em Pernambuco. Os dados são contabilizados desde março, data do início da pandemia.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.