Hospital veterinário público deve voltar à pauta da Câmara de Goiânia

Hospital veterinário público deve voltar à pauta da Câmara de Goiânia
Hospital Público Veterinário de Porto Alegre (RS), inaugurado em outubro de 2016 e construído por meio de doações privadas | Foto: divulgação

Apresentado em 2013, o projeto para a criação de um hospital veterinário público em Goiânia deve voltar à pauta da Câmara Municipal no começo do próximo ano. A previsão é do autor da proposta, vereador Zander Fábio (PEN).

Afastado das funções parlamentares por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção na prefeitura, ele revelou ao Jornal Opção na última semana que o projeto aguarda apenas a finalização de algumas diligências em secretarias para ser colocado em votação — última e definitiva.

“No começo desta legislatura, apresentei um novo texto, que foi apensado àquele que já havia sido aprovado. O objetivo foi apenas deixar clara a dotação orçamentária, que virá da Amma [Agência Municipal de Meio Ambiente]”, asseverou.

Esta foi uma das polêmicas envolvendo a criação do hospital voltado para animais, domésticos e silvestres: de que seriam retirados recursos do orçamento da Secretaria Municipal de Saúde. “De jeito nenhum, foi criado um fundo na agência de meio ambiente. Conversei com o prefeito Iris [Rezende] e ele foi bem receptível, não faz nenhuma objeção”, completou.

Atualmente, já existe um centro clínico voltado à saúde animal, na escola de medicina veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG). No entanto, o objetivo do projeto, segundo o autor, é ampliar o serviço, que contaria com um cadastro público, regulamentaria a venda e compra na capital, além de promover a castração.

Autor do projeto, Zander Fábio | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção
Autor do projeto, Zander Fábio | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

No Brasil, a ideia ainda é restrita. São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e mais recentemente Recife (PE) inauguraram unidades voltadas aos bichos. Por aqui, a obra foi orçada em R$ 100 mil e anunciada pela gestão do então prefeito Paulo Garcia (PT) ainda em 2014, mas nunca saiu do papel.

Com a criação neste ano do Fundo de Proteção ao Bem-Estar Animal, aprovado pela Câmara Municipal em agosto, haverá ainda a possibilidade de captar recursos da iniciativa privada por meio de convênios e isenções fiscais, além claro da arrecadação proveniente das multas aos que desrespeitarem a legislação de proteção aos animais.

Afastado da Câmara, Zander Fábio (PEN) se diz confiante na concretização do projeto: “É uma causa que defendo desde meu primeiro mandato e passou da hora do poder público se preocupar com os animais.”

Por Alexandre Parrode

Fonte: Jornal Opção

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *