Ibama apreende 175 animais que estavam em sofrimento em zoológico de PE

Ibama apreende 175 animais que estavam em sofrimento em zoológico de PE
Maioria dos animais sofria com maus tratos. Divulgação/Ibama

No âmbito da operação Cage, o Ibama apreendeu 175 animais submetidos a maus-tratos em um zoológico de Porto de Galinhas (PE), neste domingo (28/05). O estabelecimento foi fechado e multado em mais de R$ 300 mil.

Os recintos onde os animais estavam não atendiam às especificações da normativa de zoológicos (Lei n° 7173/83 e IN n° 07/15), como dimensões e condições mínimas de abrigo. Ainda foram encontrados animais mutilados, corujas que passavam o dia amarradas ao poleiro e animais sem marcação, o que significa que estavam em sofrimento e mantidos ilegalmente. Outros animais que deveriam estar no local não foram encontrados. O empreendimento foi notificado a apresentar explicações sobre o destino destes.

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

O local já havia sido notificado anteriormente pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), vinculada à Semas, para que adequasse os recintos e as condições de abrigo aos animais, o que não foi atendido. Todos os animais foram apreendidos, retirados do local e destinados para triagem e recuperação.

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A manutenção de animais em cativeiro envolve a responsabilidade de lhes assegurar o mínimo de bem-estar. Os zoológicos e a manutenção dos animais são regidos pela Lei n° 7173/83, IN n° 07/15 e resolução Conama n° 487 e 489/18.

Fonte: Governo do Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.