Ibama apreende animais silvestres no Aeroporto de Viracopos

Ibama apreende animais silvestres no Aeroporto de Viracopos

SP campinas viracopos trafico323imagem

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com agentes de proteção do Aeroporto Internacional de Viracopos, identificaram duas espécies de tartaruga (Podocnemis expansa) provenientes do estado do Amazonas. A ação fez parte da Operação Copa do Mundo 2014.

Os animais estavam sendo transportados em uma caixa de sapatos por um passageiro que desembarcou de um voo vindo de Manaus, com destino ao Rio de Janeiro. Segundo informou, ele pretendia criá-los como animais de estimação e não possuía qualquer documento que comprovasse a origem ou qualquer autorização dos órgãos competentes que assegurasse a legalidade do transporte e da captura dos animais.

O passageiro foi autuado em R$ 10 mil por transportar espécies da fauna silvestre nativa constante da Convenção CITES sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Os animais foram apreendidos e depositados no Bosque dos Jequitibás (zoológico), de Campinas (SP).

A atuação do Ibama no Plano de Operação do Setor da Aviação Civil para a Copa do Mundo faz parte do esforço da autarquia em consolidar sua atuação no controle e na fiscalização ambiental de operações de comércio exterior e no combate a ilícitos ambientais transnacionais.

No estado de São Paulo, participam da operação as unidades do Ibama de Guarulhos e Viracopos, cujos servidores contribuíram para o planejamento e para a coordenação nacional da operação.

Por Jornal Dia a Dia / IBAMA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.