Ibama devolve à natureza animais capturados ilegalmente no Ceará

Ibama devolve à natureza animais capturados ilegalmente no Ceará

Cerca de 500 animais são recebidos pelo centro de triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Ceará a cada mês. O animais são levados após operações ou por meio de entrega voluntário dos donos. Após um período no local, eles são devolvidos à natureza.

De acordo com o Ibama, inicialmente, os animais ficam no local para serem tratados antes de voltar à natureza.

Pássaros, cobras, iguanas e até raposas ganham liberdade em locais que não são divulgados pelo órgão, que podem ser na capital ou fora do estado. Mas a opção mais comum é em locais de difícil acesso e que garantam o habitat natural com alimento e segurança para as espécies.

Pássaros pequenos, de diversas espécies, ainda são soltos em viveiros, mas a porta é deixada aberta. Eles podem beber água e se alimentar, porém, saem e voltam quando querem.

O Ibama alerta que só é permitida a criação de animais regulamentados. Aves têm que anilha e outras espécies certificação. Quem for flagrado descumprindo as medidas de legalização, pode ser punido.

Fonte: G1 (com informações da TV Verdes Mares)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.