Ibama tentará resgatar macaco com lata presa na mão

Ibama tentará resgatar macaco com lata presa na mão
Macaco foi fotografado no Parque da Gruta em Santa Cruz do Sul (Foto: Divulgação)

Uma equipe de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estará em Santa Cruz do Sul, RS, nesta quarta-feira, 2, para tentar resgatar um macaco que tem chamado a atenção de frequentadores do Parque da Gruta por estar com uma lata presa na mão.

A foto do animal tem circulado há dias pelas redes sociais e foi motivo de centenas de comentários e compartilhamentos. Em nota, a Prefeitura informou que o município ficou sabendo no caso no dia 13 de julho e contatou o Ibama por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass). “Atualmente, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul não dispõe de equipamentos adequados, nem servidores aptos para fazer a captura de animais silvestres”, diz o comunicado.

Após o episódio, a administração voltou a fazer um apelo para que a população não alimente os animais do parque, principalmente com alimentos industrializados, que prejudicam a saúde, além de ser um crime ambiental. Quem infringir a lei pode ser penalizado.

A nota oficial informa ainda que na tarde desta segunda-feira, 31, o prefeito Telmo Kirst determinou a criação de uma Comissão Municipal de Proteção Animal. Recentemente, foram instaladas placas informativas sobre travessia de animais silvestres no Acesso Grasel, na Avenida Melvin Jones, na BR-471 e nos parques da Gruta e Cruz. No Grasel e na Melvin Jones foram instalados passadores de fauna. Placas informativas serão colocadas também no Parque da Gruta.

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *