Ibama vai vistoriar zoológico após ‘fuga’ de onça, no ES

Ibama vai vistoriar zoológico após ‘fuga’ de onça, no ES

Foto feita por morador mostra filhote de onça no telhado. Ibama afirmou que, a princípio, ‘fuga’ não foi por erro de zoológico.

Por Naiara Arpini

ES marechalflor onca1

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) vai vistoriar o zoológico de Marechal Floriano, na região Serrana do Espírito Santo, após um filhote de onça pintada ter sido visto em um telhado do local, nesta sexta-feira (22).

Uma foto que mostra a onça no telhado foi enviada por uma morador da região, que não quis ser identificado. Ele disse que o animal ficou por uma hora no local até ser retirado pelo genro do proprietário do zoo e por um outro homem.

A direção do zoológico informou ao G1 que uma equipe brincava com o animal e que a situação não fugiu do controle, nem representou riscos.

“Uma equipe estava brincando com o filhote, como de costume, e ele subiu no telhado do próprio espaço, nas dependências do zoológico. A situação não fugiu do nosso controle em nenhum momento”, disse Eumir Rodrigues, um dos diretores do zoológico.

ES marechalflor onca2

O Chefe do Núcleo de Fauna do Ibama, Gustavo Castro Ataíde, informou que o órgão procurou o zoológico assim que soube do ocorrido, e que já agendou uma vistoria no local para essa semana.

Segundo ele, a direção do zoo contou ao Ibama que a onça estava em uma área de cambiamento, que é anexa ao recinto onde o animal fica alojado, quando conseguiu sair e acessar o telhado, que fica dentro das dependências do zoo.

“Pelo que entendi, estavam fazendo manejo do animal ali dentro. Ele conseguiu abrir um espaço na tela de proteção e saiu da área. Mas isso foi o que soubemos por telefone. Temos que ir ao local para averiguar o que realmente houve”, explicou Gustavo.

Mesmo assim, Gustavo disse que o acontecimento não apresentou risco à população local.

“A princípio foi um incidente, não foi erro do zoológico. Na época que vistoriamos, estava tudo ok. Nesse caso específico, não representou risco porque era um filhote, tanto que foi tudo resolvido rapidamente. A direção do zoo disse que já consertou o buraco. Mas vamos lá para vistoriar outros locais também”, informou.

Fonte: G1 

Nota do Olhar Animal: Os casos de fugas, maus-tratos, mortes em zoos só se acumulam. Sobre a vistoria do IBAMA indicar que “não houve risco”, não houve risco para quem? Para a onça certamente houve. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.