ICMBio inicia ações para proteção da baleia franca

ICMBio inicia ações para proteção da baleia franca

Litoral sul de Santa Catarina será monitorado durante a temporada migratória de 2014. 

BR baleiafranca34f9da24-902b-4319-b6b1-cd2d2d9a62e6

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou há duas semanas uma série de atividades para proteger a Baleia Franca no litoral sul de Santa Catarina (SC). A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca realizou a primeira fiscalização, por mar, da temporada. A Polícia Militar Ambiental de Laguna e a Estação Ecológica (Esec) Carijós ajudaram nos trabalhos.

Todas as embarcações avistadas na região fiscalizada na última segunda-feira (30), foram abordadas e tiveram as autorizações de pesca e documentações verificadas. Os mestres das embarcações também receberam alertas sobre os cuidados que devem ter durante a navegação em função da rota migratória da Baleia Franca.

Durante uma das abordagens, uma baleia franca emergiu para respirar a pouco mais de 100 metros das embarcações ancoradas.

Nos últimos 15 dias, servidores do ICMBio se revezaram para fazer o monitoramento também por terra. Assim, os analistas ambientais da APA da Baleia Franca conseguem observar a presença de baleias e outros animais marinhos e monitorar as embarcações. O objetivo dessa fiscalização é prevenir e coibir a pesca ilegal dos cetáceos, ordem dos animais marinhos que são mamíferos, como a baleia.

O planejamento das atividades voltadas para a proteção da Baleia Franca durante a temporada migratória de 2014 projeta mais de 70 saídas das equipes a campo, a maioria delas por terra. Também estão previstas outras fiscalizações por mar e pelo ar.

Fonte: Portal Brasil / ICMBio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.