Iguanas são reintroduzidas em Galápagos após 200 anos

Iguanas são reintroduzidas em Galápagos após 200 anos
AS IGUANAS FORAM REINTRODUZIDAS EM GALÁPAGOS. (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/PARQUE NACIONAL GALÁPAGOS)

“A partir do baixo ângulo facial, eles têm uma aparência singularmente estúpida”. A frase foi escrita por Charles Darwin após ter avistado iguanas terrestres correndo na ilha de Santiago. Durante sua jornada às Galápagos em 1835, o naturalista britânico registrou oficialmente os répteis, que também os chamou de “preguiçosos e meio entorpecidos”.

Darwin foi a última pessoa a fazer avaliação das iguanas na ilha de Santiago, já que elas foram dizimadas por animais estrangeiros introduzidos por marinheiros.Mas agora, outras iguanas já estão vivendo na ilha.

De acordo com publicação do Parque Nacional Galápagos, 1.436 iguanas terrestres foram reintroduzidas na ilha de Santiago após serem retiradas da ilha de Seymour Norte onde são muito mais numerosas. Eles ainda afirmam que o novo local “têm ecossistemas semelhantes aos de seu habitat natural, com a presença de vegetação abundante para a sua alimentação”.

O projeto de realocação é composto por quatro fases. Nas duas primeiras, os animais foram capturados e levados para o cativeiro e a quarentena na Ilha Santa Cruz. A reintrodução na Ilha de Santiago, feita entre os dias 3 e 4 de janeiro, foi a terceira etapa.

A quarta etapa do projeto será feita em fevereiro, em que as iguanas serão monitoradas para verificar se elas estão se adaptando bem e reproduzindo. Além disso, eles também ficarão de olho em espécies como roedores e formigas que representam uma ameaça para os ninhos das iguanas.

Fonte: Revista Galileu


Nota do Olhar Animal: Animais domésticos, que pela sua própria condição não podem de forma alguma serem responsabilizados por estarem em Galápagos (gatos, cães, bodes, etc.), foram massacrados para que ambientalistas pudessem satisfazer suas necessidades de preservar o “equilíbrio ecológico” e algumas espécies, evidenciando mais uma vez a verdadeira esquizofrenia moral que assola o movimento ambientalista, que trata seres igualmente sencientes de maneiras tão distintas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.