EUA Alaska animais zoo3 H

Imagens desoladoras de animais em ambientes não naturais de zoológicos mostram que eles não pertencem ao cativeiro

Por Amanda Lindner / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Um dia no zoológico é frequentemente considerado como um evento feliz e familiar, mas para os animais, a vida em uma jaula não é nada doce. Tendo sido retirados da natureza e colocados atrás de grades para viver em caixas de concreto, os animais frequentemente vivem em agonia, sofrendo de trauma, tédio extremo, isolamento, e até mesmo doenças mentais. Os zoológicos fizeram o possível para fabricar um ambiente para os animais que eles mantêm cativos para que possam parecer selvagens para os humanos, mas esses ambientes nem são uma fração do espaço que os animais teriam nos seus habitats naturais.

Em uma nova exibição fotográfica chamada de “Zoo”, o fotógrafo Charles Mason do Alaska usa suas lentes para mostrar os zoológicos sob uma nova luz, e suas imagens dão às pessoas uma perspectiva diferente de como é ser um animal cativo em um zoológico.

“Zoo” mostra animais morando em parques ao redor da América, mas o fotógrafo deixa claro que estas imagens mostram nada além de vida selvagem. Ao invés disso, os animais que foram fotografados, seus ambientes, incluindo a multidão de pessoas que os encaram através das divisões de vidro, mostram o quão não natural as vidas desses animais realmente são.

O olho deste animal atravessa as lentes do fotógrafo enquanto a multidão o encara através do vidro.

EUA Alaska animais zoo

Uma mulher sentada do outro lado do vidro mostra quão parecidos este símio e o humano são, e quão diferentemente eles são tratados.

EUA Alaska animais zoo2

O reflexo do rosto de um garoto bem no rosto do primata é desconcertante.

EUA Alaska animais zoo3

O rabo de um jacaré visto dentro da sua jaula de concreto mostra que isso não é vida para um animal selvagem.

EUA Alaska animais zoo4

As corcundas de um camelo passam pela grade – muito diferente das vastas areias do seu habitat natural.

EUA Alaska animais zoo5

As costas de um rinoceronte na parte de baixo da foto enfatiza seu ambiente artificial.

EUA Alaska animais zoo6

O trabalho de Mason mostra que os animais selvagens devem ser respeitados, e não mantidos cativos como forma de entretenimento. Nós temos a escolha de apoiar esses lugares ou não; zoológicos e parques de animais sobrevivem da venda dos ingressos. Sem o apoio financeiro, eles não podem continuar. Compartilhe esta matéria e faça a escolha de não visitar nenhum zoológico que mantém animais em cativeiro.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.