IMAGENS FORTES: Vídeo mostra cachorro sofrendo com barulho dos fogos de artifício

IMAGENS FORTES: Vídeo mostra cachorro sofrendo com barulho dos fogos de artifício
Médicos, veterinários e especialistas ambientais recomendam não usar fogos de artifício. Reprodução / Instagram

Com a chegada das festividades do final de ano, é comum o uso de fogos de artifício durante as comemorações. Quem sofre bastante nessa época são os pets. De acordo com Lysandra J. Barbieri, médica veterinária e Analista de Educação Corporativa da Cobasi, o som do estouro comumente gera desconforto aos pets, que podem mostrar diferentes sinais de incômodo.

“O animal tenta se esconder, pode ter até vômitos, diarreia, tremores e vocalização, porém é passageiro. Caso estes sintomas se prolonguem ou o animal apresentem convulsões, é hora de correr para o veterinário”, disse a especialista.

Nas redes socais, viralizou um vídeo que mostra a reação de um cão afetado pela pirotecnia. Nele você pode ver o profundo medo e nervosismo do animal, por isso, eles pedem “Divulgue até que eles entendam os danos causados pela pirotecnia em animais”.

Médicos, veterinários e especialistas ambientais recomendam não usar fogos de artifício (entre outros) devido aos efeitos colaterais que podem causar em pessoas com autismo, animais de estimação e meio ambiente.

Segundo a veterinária, por possuírem a audição bem mais aguçada do que a nossa, ouvindo cerca de 4 vezes mais alto do que os humanos, os cães estão entre os mais afetados. “Além disso, as orelhas funcionam como antenas parabólicas que captam melhor o som, tornando-o ainda mais alto. Sendo assim, se o som de fogos é incômodo para nós, para o cão acaba virando um tormento”, explica a especialista.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Mundo Agropecuario Sasha (@mundoasasha)

Ainda de acordo com a especialista, gatos, aves, roedores e até cavalos sofrem com os barulhos de fogos. “Assim como com os cães, o som causa medo, ansiedade estresse. Em casos nos quais a explosão esteja muito próxima, é possível até romper o tímpano do animal. Ainda, alguns podem se machucar no momento da fuga, ou até mesmo terem taquicardias a ponto de irem parar no hospital veterinário”.

Para amenizar os efeitos dos sons gerados pela queima de fogos de artifício neste período do ano, a especialista faz algumas recomendações:

  • Manter o animal em um cômodo mais silencioso e confortável
  • Não prender o animal, pois ele pode tentar fugir e se machucar
  • Colocar algodão no ouvido do animal, mas deve ser retirado logo depois.
  • Deixar a TV ligada nestes momentos também pode ajudar
  • Esteja presente, pois a companhia humana acalma o animal.

“Petfones”

“Hoje no mercado temos opções de fones de ouvido para amenizar o barulho e existe também uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em uma amarração que tende a diminuir o estresse, porém, não é a única solução. Há também opções de florais e passifloras que, se usados de forma correta, tendem a diminuir a tensão causada pelos fogos. Estes geralmente são oferecidos antes do evento, agindo no sistema nervoso do animal, trazendo mais tranquilidade. É possível também usar sedativos, mas somente com orientação veterinária adequada”, conclui Lysandra.

Fonte: BNews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.