Imagens impressionantes de animais revelam os últimos dias de um zoológico de 140 anos na Argentina

Imagens impressionantes de animais revelam os últimos dias de um zoológico de 140 anos na Argentina

Por Victoria Finan / Tradução de Roberta M. Bordin

Centenas de animais estão passando seus últimos dias em um zoológico de 140 anos, na Argentina, antes de serem libertados.

O zoológico de Palermo, em Buenos Aires, está sendo transformando em um parque, o que significa que seus quase 1.5000 animais encontrarão novos lares.

Muitos estão destinados às reservas na Argentina e no exterior, visto que sua antiga casa será transformada

Argentina imagens animais ultimos dias zoo2

Argentina imagens animais ultimos dias zoo3

Entre os primeiros a sair, estarão as aves de rapina como corujas e chimangos, destinadas à uma reserva ao longo das margens do Rio de la Plata, ao sul da capital.

Elas serão colocadas lá, em confinamentos maiores, onde terão espaço para se alongar e reforçar seus ares antes que estejam prontas para a floresta.

Alguns animais terão que ficar devido à idade ou doenças, incluindo um filhote de leão com hipotireoidismo, um tamanduá idoso e um leopardo das neves.

Javier Goldschtein da Fundação Forest Bank, um integrante da comissão de supervisão de transformação do zoológico, disse que a Sandra, a orangotango fêmea, também terá que ficar, mas em um confinamento melhor e maior do que aquele que suporta atualmente.

As elefantas Pupi e Kuki, aparentemente estão destinadas a uma liberdade maior. Goldschtein disse que os peritos ainda estão determinando se poderão mover a Maria, uma terceira elefanta, que foi resgatada de um circo onde recebia maus-tratos.

Entre outros animais que ainda permanecem em jaulas no então abandonado zoológico, estão lhamas, hipopótamos, leões, mandris, uma zebra, e um macaco bebê abandonado que segura a tela de arame com ambas as mãos. Um pato passeia por um trajeto vazio e as bilheterias estão fechadas, sem ninguém aguardando na fila.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo4

Este majestoso leão macho será movido para um novo lar dentro das próximas semanas, depois que o zoológico gradualmente fecha suas portas para tornar-se um parque ecológico

Argentina imagens animais ultimos dias zoo5

Este pequeno bebê macaco olha para fora de sua jaula, com suas mãos segurando nas barras, mas em breve ele estará livre de sua jaula, em seu novo lar

Argentina imagens animais ultimos dias zoo6

Distino, a coruja, será um dos primeiros animais a receber liberdade do zoológico de Buenos Aires. As aves de rapina estão sendo re-locadas em reservas naturais

Argentina imagens animais ultimos dias zoo7

Pupi, a elefanta, joga terra sobre si mesma no zoológico. O prefeito da capital da Argentina, Horacio Rodriguez Larreta, disse que o zoológico gradativamente re-locará seus quase 1.500 animais a santuários em casa ou no exterior, por não estarem vivendo em condições adequadas

Argentina imagens animais ultimos dias zoo8

Pupi e sua amiga Kuki mudarão para condições melhores do que o velho confinamento empoeirado que são obrigadas a compartilhar no zoológico

O zoológico era um dos refúgios prediletos do escritor Jorge Luis Borges, quando era criança. Foi inaugurado em 1875 no que era então a periferia de Buenos Aires, mas que agora está cercado por bairros barulhentos, com ônibus passando a alguns metros da jaula da girafa. Muitos dos confinamentos são considerados desumanos para os padrões modernos.

O prefeito da capital da Argentina, Horacio Rodriguez Larreta, disse que o zoológico gradativamente re-locará seus quase 1.500 animais a santuários em casa ou no exterior, por não estarem vivendo em condições adequadas

Ele quer que a Argentina siga a tendência mundial de transformar zoológicos em parques e santuários, e acredita que os animais devem viver em seus habitats naturais.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo9

Aparentemente, Pupi e Kuki, as elefantas, estão destinadas a uma maior liberdade. Goldschtein disse que os peritos ainda estão determinando se poderão mover a Maria, uma terceira elefanta, que foi resgatada de um circo onde recebia maus-tratos.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo10

Um mandril fica dentro de sua jaula, no zoológico

Argentina imagens animais ultimos dias zoo11

O zoológico foi um dos refúgios prediletos do escritor Jorge Luis Borges, quando era criança. Foi inaugurado em 1875 no que era então a periferia de Buenos Aires, mas que agora está cercado por bairros barulhentos.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo12

Gerardo Biglia, advogado de direitos dos animais, que há muito tempo quer que o zoológico feche, disse: ‘A coisa mais importante é romper com o modelo de cativeiro e exposição.

Ele disse: ‘Esta situação de cativeiro é degradante para os animais, não é a maneira que devemos cuidar deles.’

O novo parque ecológico fornecerá um refúgio seguro para os animais resgatados do tráfico ilegal.

O prefeito chamou de ‘um local onde as crianças poderão aprender como cuidar e se relacionar com as diferentes espécies.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo13

Macacos permancem em sua jaula enquanto olham para fora do zoológico

Argentina imagens animais ultimos dias zoo14

O plano de também transformar o local em uma instalação de pesquisa e conservação levará anos enquanto os veterinários decidem quais animais poderão ser transportados a reservas, localmente e no exterior.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo15

Os que permanecerem no parque ecológico viverão em locais descritos pelos oficiais como “condições muito melhores”

Argentina imagens animais ultimos dias zoo16

O tigre branco observa pela janela de seu confinamento, no antigo zoológico de Buenos Aires

Argentina imagens animais ultimos dias zoo17

Uma coruja olha a partir de sua jaula, antes de ser libertada

‘Temos que valorizar os animais. A maneira em que vivem aqui, definitivamente não os valoriza.’

Gerardo Biglia, advogado de direitos dos animais, que há muito tempo quer que o zoológico feche, disse: ‘A coisa mais importante é romper com o modelo de cativeiro e exposição.

‘Eu acho que uma mudança está chegando, para qual estamos preparados pois as crianças de hoje em dia consideram ser evidentemente errado os animais serem enjaulados.’

Há dois anos, o zoológico foi manchete quando a corte local declarou uma orangotango fêmea chamada “Sandra” como uma ‘pessoa não-humana’ merecedora de direitos.

Quatro anos atrás, o último urso polar em Buenos Aires, morreu depois de superaquecimento nas altas temperaturas do verão.

Argentina imagens animais ultimos dias zoo18

As bilheterias estão fechadas e abandonadas pelos visitantes

Argentina imagens animais ultimos dias zoo19

Uma zebra, dentro de sua jaula, olhando para fora.

Fonte: Daily Mail

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.