Imagens mostram auxílio à baleia presa em rede de pesca; SC é o 2º estado com mais mortes de jubarte em 2021, dizem especialistas

Imagens mostram auxílio à baleia presa em rede de pesca; SC é o 2º estado com mais mortes de jubarte em 2021, dizem especialistas
Baleia ficou presa em rede no Sul de Florianópolis e foi auxiliada por grupo de pessoas. — Foto: Anderson Coelho/Arquivo Pessoal

Pesquisadores afirmam que há cinco anos não morriam tantas baleias-jubarte no litoral brasileiro. Segundo o projeto Baleia Jubarte, até junho de 2021, 42 animais foram encontrados mortos. São Paulo (12), Santa Catarina (10) e Rio de Janeiro (8) são os estados que mais possuem registros. Para os especialistas, o aumento populacional dos animais e as redes de pesca ilegais presentes no mar estão tornando ocorrências como estas cada vez mais comuns.

Imagens áreas mostram um grupo de pessoas auxiliando uma baleia na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, neste mês. Ela ficou com o rabo totalmente preso a uma rede de pesca e conseguiu ser libertada após o apoio (veja nas fotos acima e abaixo). O processo conhecido por desemalhe deve ser feito por especialistas. Mas muitas acabam não sobrevivendo e os equipamentos de pesca são os principais causadores das mortes de mamíferos marinhos pelo mundo. 

“Essas redes de pesca são poucos visíveis para as baleias e quanto mais inexperiente for o animal, ele pode cair nessa armadilha”, detalha o pesquisador de ecologia e zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo César De Azevedo Simões Lopes. 

Grande parte dos animais que se enrolam e morrem nestes equipamentos de pesca são jovens. Nas últimas semana, quatro ocorrências foram registradas. Duas baleias conseguiram sobreviver, mas as outras duas morreram. (Veja mais abaixo).

Presença de redes de pesca ilegais acaba promovendo acidentes com estes animais, segundo os pesquisadores; muitas precisam de auxílio, como na foto. — Foto: Anderson Coelho/Arquivo Pessoal

As baleias-jubarte, segundo estudiosos, são fundamentais no equilíbrio do clima do planeta e também na nutrição dos oceanos.

“Jubartes tem um papel parecido com o que as árvores tem nas florestas. as árvores são grandes reservatórios de CO2, elas tiram esse gás carbônico da atmosfera, as baleias também têm esse papel”, afirma o Coordenador de pesquisa do projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.
 
VÍDEO: Há cinco anos não morriam tantas baleias jubarte no litoral brasileiro, dizem pesquisadores.

A morte desses animais em redes ilegais de pesca é enquadrada como crime contra a fauna. A lei prevê até um ano de detenção e multa. 

“É difícil dar conta num litoral tão extenso e estar presente e atuante a toda hora em toda lugar, por isso que a conscientização ambiental é muito importante para que a pessoas que estejam fazendo esse ato tenham consciência do efeito que pode causar”, afirma oceanólogo e gerente ONG R3 Animal, Emanuel Ferreira. 

Baleia foi solta em Florianópolis com o auxílio de pescadores. — Foto: Anderson Coelho/Arquivo Pessoal

Últimos registros em SC

Há uma semana, um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto em uma praia no Norte do estado e acusa da morte era investigada.

Quatro baleias-jubarte ficaram presas a redes de pesca na costa de Florianópolis, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA). Duas delas foram encontradas mortas com redes enroladas ao corpo no Sul da Ilha. As outras duas foram libertadas dos equipamento de pesca após o desenredamento dos animais.
 
VÍDEO: Baleia jubarte nada na costa de SC após ficar presa em rede de pesca.

De acordo com a PMA, as ocorrências deste tipo vem acontecendo no mesmo período da pesca da tainha, onde redes fixas e algumas irregulares são colocadas em vários pontos na costa.

Migração anual e aumento populacional
 
Os órgãos que fazem o monitoramento deste animal na região confirmou que este ano Santa Catarina vem registrando uma uma grande ocorrência de baleias jubarte no litoral. 

As baleias migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. As baleias jubarte saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora, com o aumento populacional, estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.

Baleia jubarte em Florianópolis (SC) — Foto: R3 Animal/Divulgação

Ao avistar uma baleia nadando no litoral é importante que as embarcações mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.

Baleia jubarte estava enrolada em rede de pesca em SC — Foto: Anderson Coelho/Arquivo Pessoal

Orientações para observar baleias
 
A portaria 117/96 do Instituto do Meio Ambiente (Ibama) define regras relativas à prevenção do molestamento de cetáceos encontrados em áreas brasileiras (veja algumas regras):

  • Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);
  • nunca avance bruscamente na direção das baleias;
  • não se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
  • não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
  • nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
  • não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
  • não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos.

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;
  • mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.
  • evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.