Impunidade! Veterinário acusado de maus-tratos é condenado a ‘censura confidencial’ e multa

Impunidade! Veterinário acusado de maus-tratos é condenado a ‘censura confidencial’ e multa
Clínica funcionava em Nova Lima; veterinários agora atendem no São Bento, em BH

O veterinário Marcelo Simões Dayrell, acusado de maus-tratos a cães em um clínica em Nova Lima, foi condenado pelo Conselho Federal de Medicina nesta sexta-feira (29) pelo tratamento inadequado que levou à morte um cão em 2018.

Por unanimidade, os conselheiros do CFMV aplicaram a pena de “censura confidencial, em aviso reservado” e multa de R$ 1.500. Ele não teve o registro profissional cassado e pode continuar atendendo. Atualmente, trabalha em uma clínica no bairro São Bento, em BH. A decisão aponta que os conselheiros decidiram “no mérito, negar provimento e manter a condenação proferida pelo CRM/MG”.

As condutas analisadas pelo CFMV foram: informação incorreta que o cão tinha leishmaniose, uso de medicamentos desnecessários, amputação de dedo e cirurgia feita de forma inadequada. A situação provocou a morte do cão Rambo em agosto de 2018, que havia sido internado para uma cirurgia no joelho.

Francielle Fernanda Quirino dos Santos, que também é alvo da justiça comum, terá o caso da morte da cadela Malu analisado em data ainda não confirmada. Eles foram denunciados pelo Ministério Público em 2021.

Procurado pela Itatiaia, o CRMV respondeu que não vai comentar o caso por se tratar de procedimento sigiloso.

O Conselho Federal informou que “não comenta decisões tomadas pelo seu tribunal de ética quando não é possível afastar o caráter sigiloso do processo. Este é um padrão seguido por todos os conselhos profissionais de profissões regulamentadas”, portanto, apenas se pronuncia nos casos censura pública, suspensão e cassação do exercício profissional, o que não ocorreu no caso de Marcelo.

A defesa do veterinário reiterou a resposta enviada na quinta-feira (28): negou qualquer crime e afirmou que Marcelo e Francielle “são vítimas de uma série de denúncias falsas, disseminadas com intuitos escusos”, e que “a Animed Hospital Veterinário sempre seguiu rigorosamente todos os preceitos éticos e pauta sua atuação pelo bem-estar animal”.

Relembre o caso

Os veterinários Marcelo Simões Dayrell e Francielle Fernanda Quirino dos Santos foram condenados em âmbito administrativo pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em maio de 2020, mas não tiveram os registros suspensos e não foram afastados de suas funções, por isso as vítimas recorreram ao Conselho Federal. No CRMV, a pena definida foi advertência, multa de R$ 4.800 e censura.

Ele chegou a ser preso em uma operação da Polícia Civil em 2019, quando a Polícia apurou que a clínica teria cometido crimes como venda de medicamentos proibidos, uso de remédio de humanos em animais, manter animais mortos congelados sem avisar aos donos para aumentar o período de internação e maus-tratos em cirurgias.

Por Enzo Menezes

Fonte: Itatiaia – A Rádio de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.