Inglaterra investiga fabricante de ração após a morte de pelo menos 355 gatos

Inglaterra investiga fabricante de ração após a morte de pelo menos 355 gatos

Ao menos 330 gatos morreram em decorrência de uma doença rara no sangue – pancytopenia – que pode estar ligada a uma marca “premium” de ração e 528 podem ter sofrido sequelas, informa a “Royal Veterinary College”, de Londres, na Inglaterra. A suspeita foi publicada nesta quarta-feira (4) pelo jornal britânico “Daily Mail”. 

O periódico reportou que advogados que representam os tutores dos animais disseram que, além dos casos registrados pela universidade londrina, “veterinários acreditam que muitos outros não foram documentados”. 

A empresa – Fold Hill Foods Company, que produz várias marcas de ração – anunciou um recall no último 17 de junho para produtos que podem afetar felinos alérgicos a alguns dos componentes do alimento. Além da perda dos bichos, donos ainda tiveram, em media, cerca de R$ 64,6 mil em tratamentos veterinários. 

Michelle Victor, que está liderando uma ação judicial coletiva disse ao “Daily Mail” que o grupo acredita que “poderia haver milhares de vítimas”.

“Se você olhar para o número de donos de gatos no Reino Unido, a escala pode ser muito grande. O que descobrimos é que muitos casos foram diagnosticados retrospectivamente por veterinários. Isso sugere que muitos outros podem não ter sido diagnosticados. É provável que muitos gatos tenham morrido e seus donos não estão cientes da verdadeira razão”, lamentou.

“No momento, os produtos da Fold Hill Food parecem estar onde os problemas podem ter ocorrido, mas não há nenhuma prova concreta e distinta nesta fase”, ponderou Michelle. A Royal Veterinary College registrou 528 casos de animais doentes, com uma taxa de mortalidade de 63,5%, o que equivale a 335.

Um porta-voz do governo disse que há uma investigação em curso. “Estamos investigando uma possível ligação entre produtos alimentares específicos para gatos e a pancytopenia felina. Não há evidências de que esse surto apresente qualquer risco à saúde humana”, declarou. 

Em resposta aos donos de gatos, a Fold Hill Foods alegou que “em 15 de junho, emitiu um recall voluntário e preventivo de produtos alimentares de gatos selecionados das marcas AVA, Sainsbury’s e Applaws”.

“Continuamos cooperando plenamente com as agências reguladoras e a Royal Veterinary College”, disse Michael Bellingham, representante de um coletivo de fabricantes de rações. “Gostaríamos de tranquilizar os proprietários de gatos de que uma investigação completa está em andamento”, concluiu. 

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.