Iniciativa da Fundação Ceperj permite sinalizar atropelamento de animais em estradas do RJ

Iniciativa da Fundação Ceperj permite sinalizar atropelamento de animais em estradas do RJ
Página do 'Bicho na pista' — Foto: Reprodução

Uma iniciativa da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do RJ (Ceperj) permite que motoristas ou pedestres sinalizem por meio digital quando houver um animal atropelado em estradas do estado. Por ano, a instituição estima que cerca de 150 mil bichos sejam vítimas dos acidentes.

A fundação espera que, com o uso de geolocalização, seja possível acionar os órgãos competentes para os locais de atropelamento. Outro objetivo é que, no futuro, os dados sirvam para pesquisas que ajudem a preservar a fauna fluminense e, até, prevenir outros acidentes.

Por enquanto, as notificações podem ser feitas no site da Ceperj. Mas um aplicativo que já está em desenvolvimento deve ser lançado em breve, segundo informou a fundação. Ao acessar a página, basta clicar em “registre animal atropelado aqui”.

Técnicos da Ceperj analisam estrada do RJ — Foto: Divulgação
Técnicos da Ceperj analisam estrada do RJ — Foto: Divulgação

A ideia surgiu, de acordo com a fundação, depois que se percebeu a “fragilidade de mapeamento nos últimos 15 anos de animais silvestres atropelados nas estradas”. Batizado de “Bicho na pista”, também se espera que com o projeto sejam criadas políticas baseadas nas estatísticas do programa.

O presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, afirma que os animais silvestres mais atropelados são: gambá de orelha preta; capivaras; ouriços-cacheiros e morcegos.

“Reunimos cerca de 15 mil registros de morte de animais atropelados em apenas cinco rodovias com 600 km, que representam uma pequena parte de uma rede de aproximadamente seis mil quilômetros de rodovias. Estima-se que o valor por ano seja superior a 150 mil atropelamentos”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.