Iniciativa inédita de canil permite adoção temporária de pets durante festas de fim de ano em Piracicaba, SP

Iniciativa inédita de canil permite adoção temporária de pets durante festas de fim de ano em Piracicaba, SP
Cão disponível para adoção no Canil de Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV

O Canil Municipal de Piracicaba (SP) lançou uma iniciativa inédita de adoção temporária de cães e gatos durante a época de festas de fim de ano. A intenção é fazer com que famílias que já tenham intenção de ter um pet conheçam os animais do canil, além de tornar essa época menos estressante para os bichos.

VÍDEO: Moradores de Piracicaba podem dar lar temporário para cães neste fim de ano

São várias histórias como a do cãozinho Scar, que do inglês significa cicatriz. O nome foi escolhido porque ele foi encontrado abandonado e ferido no rosto, o que deixou uma marca permanente. Ele foi recolhido, tratado e agora aguarda uma família.

Atualmente 48 cães e 28 gatos vivem no Departamento de Bem-Estar Animal, muitos com histórias parecidas com a de Scar, e por isso, foi lançada a campanha “Dezembro Animal”, que visa incentivar a adoção, além de permitir o cadastro para lar temporário.

Segundo o veterinário Marco Aurélio Polizel, a iniciativa da adoção temporária é voltada para os que já têm a intenção de ter um pet na família.

“É uma oportunidade para os animais conhecerem uma família, passarem uns dias diferentes. E para a família ter a oportunidade de se identificar com o animal, e que ela possa fazer a adoção de forma definitiva”, afirmou.

“A maioria dos animais às vezes nasceram nas ruas ou foram abandonados e não tiveram essa experiência de ter uma família, uma pessoa que cuide, dê amor”, completou.

Ele explica também que o fim de ano pode ser estressante para os animais por conta dos fogos de artifício. Geralmente eles ficam sozinhos no canil e, com o projeto, eles poderão passar por esse momento dentro de uma casa, com a família temporária.

Chegou para ficar

E muitas vezes a adoção temporária acaba virando definitiva. Foi o que aconteceu com Maria Eliza de Araujo e seu cãozinho, o Tico, que chegou para ficar um fim de semana e acabou ficando de vez.

“Foi amor à primeira vista. Primeiro eu vi a foto dele e fui lá, e as pessoas falaram que ele era difícil, não vai no colo, não se relaciona com as pessoas”, contou. Mas ela insistiu no lar temporário e o Tico virou de vez um membro da família.

Tico e sua tutora Maria Eliza, em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV
Tico e sua tutora Maria Eliza, em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV

Quando chegou a hora de devolvê-lo, Maria Eliza decidiu que queria a adoção definitiva. Hoje, depois de muito carinho, Tico é um cão sociável, aceita carinho e vive no colo da tutora.

Como participar

Além do incentivo à adoção, a campanha também permite arrecadação de um kit presente com petiscos, caminhas, brinquedos e acessórios.

Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, ou oferecer um lar temporário, é necessário entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo telefone (19) 3427-2721 e agendar uma visita.

Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para garantir que cada pet seja encaminhado para um ambiente saudável.

Por Gabriela Ferraz

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.