Inquérito sobre maus-tratos a animais na zona rural de Rurópolis (PA) está em fase de conclusão

Inquérito sobre maus-tratos a animais na zona rural de Rurópolis (PA) está em fase de conclusão
Polícia Civil e fiscal da Semma na propriedade investigada por maus-tratos a animais — Foto: Polícia Civil / Divulgação

Uma chácara localizada na zona rural de Rurópolis, sudoeste do Pará, voltou a ser visitada pela Polícia Civil, após nova denúncia de maus-tratos a animais na propriedade. O inquérito que apura responsabilidades pelos maus-tratos constatados em julho deste ano está em fase de conclusão.

De acordo com a denúncia que chegou ao conhecimento da polícia no último dia 16, os novos donos da chácara estão garantindo alimentação aos cães e gatos, mas teriam cercado o imóvel e contratado seguranças para impedir a entrada de cuidadores voluntários. Ainda conforme a denúncia, em uma das tentativas, uma voluntária que pretendia ter acesso aos animais foi ameaçada.

À polícia, o novo dono da chácara nega as acusações disse que vem cuidando corretamente dos animais, apesar de não ser o verdadeiro tutor deles.

De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, na nova visita realizada no início da tarde de segunda-feira (19), não ficou configurado o crime de maus-tratos, já que na propriedade há comida e água para os animais, e nenhum deles foi encontrado em situação degradante, ou com sinais de algum tipo de violência. Quanto às denúncias de impedimento de acesso, a propriedade estava acessível sem cadeados ou trancas. Também não foram encontradas armas no local.

O caseiro alvo da denúncia de ameaça contra uma voluntária, acompanhou toda a fiscalização com sua esposa, e intimado para prestar depoimento na delegacia de Rurópolis.

Nova denúncia de maus-tratos a animais levou polícia civil à propriedade rural em Rurópolis — Foto: Polícia Civil / Divulgação
Nova denúncia de maus-tratos a animais levou polícia civil à propriedade rural em Rurópolis — Foto: Polícia Civil / Divulgação

Operação Ouro e Prata

Em julho deste ano, Polícia Civil deflagrou a operação “Ouro e Prata” e junto com uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi a mesma propriedade averiguar denúncia de maus-tratos a animais. No local foram encontrados 22 cães e 8 gatos que viviam abandonados na chácara. Os animais estavam debilitados por falta de alimentação. Eles receberam cuidados de uma veterinária, mas um acabou morrendo pouco tempo após o resgate.

O inquérito instaurado para apurar a denúncia que foi confirmada em julho está em fase de conclusão. Desde então, a polícia passou a monitorar a situação dos animais que permaneceram na chácara sob os cuidados de uma voluntária e com a supervisão da Semma. Em Rurópolis não há abrigo para cães.

Naquela ocasião não havia ninguém morando na chácara, mas os donos foram localizados e notificados sobre o crime de maus-tratos a animais. Porém, venderam a chácara e os novos donos tiveram que receber o imóvel com os animais.

Por Sílvia Vieira

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.