Instituição polaca recolhe e trata animais vítimas do conflito na Ucrânia

Instituição polaca recolhe e trata animais vítimas do conflito na Ucrânia
Omar Marques/Getty Images

Uma instituição de caridade polaca está a oferecer assistência médica aos animais que viajaram com os seus donos a partir da Ucrânia.

Esta organização chama-se fundação ADA, e tem mais de 30 anos na cidade de Przemysl, próxima da fronteira com a Ucrânia.

Normalmente a fundação dá abrigo a animais abandonados como gatos, cães, cabras ou ursos. Mas, neste momento, a prioridade é fornecer comida e assistência médica aos animais de estimação que foram evacuados da Ucrânia.

Desde o início do conflito em solo ucraniano, já foram recolhidos e tratados mais de 300 animais trazidos de Lviv. Quando estes animais chegam à Polónia, são sujeitos a uma quarentena, tendo em conta que a maioria precisa ser vacinada e registada, enquanto outros precisam de tratamento para feridas e desidratação, consequência dos bombardeamentos.

Recorde-se que a Rússia lançou no dia 24 de fevereiro de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 2.000 civis, incluindo crianças, segundo Kyiv. A ONU deu conta de mais de 1,5 milhões deslocados para países vizinhos como a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar Moscovo.

Veja na galeria as fotografias dos animais resgatados pela fundação ADA a serem tradados pelos veterinários e voluntários da instituição.

Por Beatriz Cavaca

Fonte: Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.