Instituto Biota faz campanha sobre encalhes de animais marinhos em AL

Campanha ensina como agir em caso de encalhe de animais marinhos. Integrantes visitam estabelecimentos e pontos comercias dos litorais.
Integrantes do Instituto Biota de Conservação de Alagoas visitaram, no sábado (01), estabelecimentos e pontos comerciais durante a sexta edição da campanha ‘Encalhou?’.
Durante as abordagens, os voluntários explicam os procedimentos e a importância do resgate dos animais encalhados. De acordo com a bióloga, Silvanise Marques, dessa forma, a população passa a contribuir e podem ver a importância do projeto. “Eles conseguem entender a importância de salvar os animais, a importância de cuidar deles e do ambiente que eles vivem principalmente”, disse.
Em cada visita eles entregam cartazes e imãs de geladeira com os contatos e informações. Os donos dos estabelecimentos são cadastrados e passam a fazer parte de uma rede de colaboradores. Alguns estabelecimentos ficam há pouco metros de distância da praia e é comum encontrar animais marinhos na região.
É o que acontece com o comerciante Paulo César Santos Lins, segundo ele, sempre que possível ele encontra animais marinhos no local. “Sempre vemos tartarugas, peixe-boi. Eles sempre aparecem aqui na região”.
Só este ano já foram registrados cerca de 80 casos de encalhe no estado de Alagoas, e de acordo com o Instituto Biota, a campanha contribui para o resgate de animais encalhados e levanta informações úteis para preservação das espécies marinhas. Para o Engenheiro Florestal, Luan Hamon, o projeto é uma possibilidade de explicação para a população. “É de suma importância também para a preservação dos animais”, conclui.
O Instituto Biota vai visitar durante todo o fim de semana cidades dos litorais Norte e Sul do estado, e deve continuar as visitas ainda na próxima semana. Com o projeto, a população também recebe orientações sobre a importância da preservação do habitat das espécies, e dessa forma, todo o meio ambiente é beneficiado.