Instituto Gremar realiza soltura de atobás após reabilitação, em Guarujá, SP

Instituto Gremar realiza soltura de atobás após reabilitação, em Guarujá, SP
Foto: Instituto Gremar

O Instituto Gremar possuí um trabalho excelente no resgate e reintegração de animais marinhos. A Organização Ambiental foi fundada em Guarujá, no ano de 2004, e trabalha firmemente por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, além das atividades de educação ambiental.

Uma das diversas ações emocionantes do instituto foi a soltura de um grupo de atobás, que foi realizado no dia 04 de fevereiro, na praia do Tombo, em Guarujá (SP). Os três animais passaram por um processo de despretrolização e reabilitação.

A primeira ave juvenil foi resgatada em Mongaguá, no dia 20 de novembro de 2020, a segunda, é a única fêmea do grupo, foi resgatada na Praia de Boracéia em Bertioga, e por fim, a terceira, resgatada no primeiro dia de 2021, em Sorocotuba, praia de Guarujá (SP).

Durante a reabilitação de animais, todos apresentaram sintomas semelhantes, de exaustão. Após o diagnóstico, foi feito um tratamento específico para ganhar massa corpórea e fortalecer a musculatura de voo.

Atobá-marrom

É uma ave característica das regiões tropicais e subtropicais. Na Baixada Santista existem dois locais com alta incidência destes animais, que são: a Ilha da Moela e o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

A principal ameaça sofrida pelo animal é a interação com a pesca, a sobrepesca de recursos alimentares e a interação com embarcações, apetrechos de pesca e poluição.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.