Inundações em manguezais, provocadas pelas chuvas, causaram a morte de caranguejos em Carne de Vaca, PE

Inundações em manguezais, provocadas pelas chuvas, causaram a morte de caranguejos em Carne de Vaca, PE
Caranguejos foram achados mortos em praias de Pernambuco e da Paraíba - Foto: Reprodução/TV Globo

As análises laboratoriais realizadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para identificar a causa da mortandade de caranguejos na praia de Carne de Vaca, em Goiana, concluiu que o motivo das mortes foi o volume de chuvas que atingiu manguezais da área. Os animais mortos foram encontrados nos primeiros dias de junho, nas praias da região do litoral norte de Pernambuco.

Para a análise, a agência realizou a necropsia dos animais, coletados pelo ICMBio. O resultado apontou que o alto índice de chuvas, nos dias 31 de maio e 1º de junho, provocaram inundações nas áreas de manguezais, reduzindo a salinidade e aumentando a turbidez, que podem ser apontadas como a causa da mortandade dos animais.

“A baixa salinidade e o aumento da turbidez encontrada nas amostras de água, foram parâmetros que apresentaram alterações que influenciam na fisiologia do animal, podendo provocar sua morte. Outros eventos foram registrados no início deste ano na Bahia e Sergipe, apontando, também os altos índices de chuvas e baixa salinidade. Vale salientar que estamos aguardando o laudo dos animais para concluirmos a investigação”, explicou a diretora de Fiscalização do CPRH, Silvana Valdevino.

Fonte: Folha de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.