Ipaam resgata filhote de peixe-boi no Careiro da Várzea, AM

Ipaam resgata filhote de peixe-boi no Careiro da Várzea, AM

Esse é o segundo resgate de filhotes de Peixes-Boi, o primeiro foi em uma localização Na cidade de Parintins. 

peixe boi

A equipe da Gerência de Fauna, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), resgatou um filhote de peixe-boi na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, na Comunidade de São Francisco, no Paraná do Parauá, dentro do município do Careiro da Várzea.

Segundo informações, o filhote ficou preso em uma malhadeira de um pescador. Ao verificar que o animal estava sem a mãe, resolveu levá-lo para sua casa. Lá, cuidou do filhote por oito dias, e em seguida acionou o Ipaam. A comunidade batizou o peixe-boi com o nome de “Chiquito”.

“Ele está bem saudável. E estava se alimentando normalmente, isso é sinal de que ele não estava sozinho há muito tempo, provavelmente quando foi pego estava com a mãe. Ele tem todas as chances de se recuperar”, disse a bióloga Estela Rentel.

O filhote foi trazido de voadeira até o Porto da Ceasa. E foi levado para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde deve receber todos os cuidados necessários.

“Esse é o segundo resgate de filhotes de peixes-boi que realizamos neste ano. O primeiro foi em uma localização na cidade de Parintins. Para chegar a Manaus, ele enfrentou mais de dez horas de viagem. Mas, hoje ele já bem. E esse agora, também apresenta um bom estado de saúde”, comentou o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

MEDIDAS – Chiquito pesou 16,800 e mediu aproximadamente 1 metro.

ORIENTAÇÃO – O IPAAM informa que o resgate é realizado quando o animal está em situação em risco. O telefone da Gerência de Fauna do Instituto é o 2123-6774.

* Com informações da assessoria.

Fonte: Jornal de Humaitá

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.