Irati (PR) lança programa inédito de atendimento de emergência a animais de rua

Irati (PR) lança programa inédito de atendimento de emergência a animais de rua
Foto: Secom de Irati

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Defesa Animal, realiza atendimentos de emergência em animais de rua no município. Desde outubro de 2022 foram mais de 50, entre cães e gatos. O serviço é feito com a colaboração das pessoas que trabalham voluntariamente como tutores temporários, cuidando dos animais em suas casas após o atendimento veterinário.

Wagner Beida, secretário de Defesa Animal, explica como é realizado este trabalho. “Um cachorro que vive na rua e precisa de uma cirurgia, por exemplo, a Prefeitura custeia o atendimento veterinário, nas clínicas credenciadas, e pessoas voluntárias cuidam do pós-operatório”, afirmou. Neste sentido, o poder público e os cidadãos, que gostam e protegem animais, trabalham juntos para diminuir os efeitos causados pelo abandono e maus-tratos.

Suellen Karina Padilha é uma protetora de animais, e na última semana, uma cachorra que vive na rua do seu trabalho ficou doente. “O caso da Filó foi a primeira vez que consegui um retorno tão rápido para salvar a vida de um cão”, relata. Segundo a clínica que atendeu a cachorra, ela estava com bicheira no olho e com um filhote morto ainda no seu organismo. Após o atendimento, passa bem.

“Creio que é de responsabilidade da sociedade em geral ter os devidos cuidados com os animais de rua, afinal, todos podemos fazer um pouquinho de boa ação. Eles não pediram para serem abandonados e só querem um lugarzinho para se sentirem seguros, não fazem mal a ninguém e ainda aceitam todo tipo de cuidado de quem oferece”, destaca Suellen.

Em casos de emergência de animais de rua, cujos solicitantes se disponham em cuidar do animal após o atendimento clínico, a Secretaria de Defesa Animal recebe os pedidos e busca atender na medida do possível. A secretaria está situada na Avenida Vicente Machado, 445 – Centro (antiga Agência do Trabalhador). Telefone/WhatsApp (42) 99115-6758.

Foto: Secom de Irati
Foto: Secom de Irati

Fonte: Folha de Irati via Prefeitura de Irati

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.