Irmãs catadoras ajudam animais e pessoas com dinheiro dos recicláveis

Irmãs catadoras ajudam animais e pessoas com dinheiro dos recicláveis
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ela passou a sentir dores na coluna e possui, ainda, uma lesão no cérebro. A família tenta, sem sucesso, aposentá-la e ainda aguarda uma resposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tudo isso fez com que Valéria, que vivia na Europa – ela morava em Valência, na Espanha -, retornasse às pressas para o Brasil.

Hoje, uma terceira irmã cuida da mãe, enquanto Valéria cuida de Vanuza. Elas vivem por elas, sustentadas pelo dinheiro que tiram do lixo coletado. E apesar das dificuldades, ainda encontram um jeito de ajudar os que estão na mesma ou numa situação ainda pior.

“Estamos numa situação complicada, com aluguel atrasado, não temos salário fixo e o que a gente ganha é muito pouco. Estávamos com a vida boa, só que ela (Vanuza) adoeceu e a situação foi piorando. Estamos reciclando [lixo], porque temos que continuar a vida. É um jeito de não entrar em depressão e de trabalhar, porque se você ficar em casa, você começa a se desesperar”, expõe Valéria.

Dificuldade de arrumar emprego

Assim que retornou ao Brasil para ficar ao lado da família, ela tentou encontrar emprego, distribuiu currículos, fez bicos como diarista, mas, como estava fora do mercado de trabalho no país havia bastante tempo, acabou não sendo chamada para entrevistas. Além disso, a pandemia da Covid-19 dificultou ainda mais e reduziu as chances de ela seguir com as faxinas.

Restou para Valéria e Vanuza a busca por alguma renda nas ruas. Na rotina entre praças, vielas e esquinas, elas notaram que muitas pessoas e animais estavam em situação ainda pior, sem nada para comer. Com o tempo, elas perceberam que, apesar da escassez, talvez fosse possível ajudar de alguma forma.

“É muito pouco dinheiro o que a gente ganha. Não é grande coisa, tem muita gente pegando recicláveis na rua e quase não sobra para nós, mas vimos que muitos animais e pessoas estão sofrendo, e decidimos ajudar”, explica. Vanuza tem uma nova ida ao INSS marcada para o próximo dia 19/9.

Veja imagens:

Por Galtiery Rodrigues

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.