Itajaí (SC) deve castrar 5 mil animais através do Mutirão de Castração; veja como fazer o cadastro

Itajaí (SC) deve castrar 5 mil animais através do Mutirão de Castração; veja como fazer o cadastro
Tutores de pets que passam pela castração recebem kit com orientações pós-operatórias e medicação – Foto: SECOM Itajaí/ND

Adotou um bichinho e está pensando na castração? Ou já tem seu pet há alguns anos e está adiando o procedimento? Em Itajaí, Litoral Norte catarinense, é possível castrar cães e gatos de forma gratuita pelo Castrabus, projeto desenvolvido pelo Município de Itajaí e INIS (Instituto Itajaí Sustentável).

O Mutirão de Castração de Animais castrou 190 cães e 161 gatos na segunda ação realizada nos bairros Cordeiros e São Vicente. Ao todo, mais de 750 pets já foram castrados pela ação social. O procedimento, que deve contemplar 5 mil animais em Itajaí, é realizado por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares.

A cirurgia é rápida e os tutores são orientados sobre os cuidados do animal em casa. Cada um recebe um kit com instruções pós-operatórias, medicação e pomada. Se o animal for fêmea ganha a roupinha, se for macho, ganha o cone, para garantir segurança na recuperação.

Para quem ficou de fora das edições anteriores, ainda há tempo. Na última semana de setembro mais uma ação será realizada no município. “Entre os dias 27 a 30 deste mês o Castrabus retorna a Itajaí para realizar novos procedimentos em animais que já estão cadastrados junto ao INIS. Queremos oportunizar as castrações a muitos tutores que não têm condições de pagar os custos do procedimento”, destaca Mario César Angelo, diretor-presidente do INIS.

Requisitos para realizar o cadastro:

  • Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até 5 animais.
  • Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
  • ONGs (Organização não Governamental): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.

Para obter mais informações sobre o Mutirão de Castrações, o contato pode ser realizado pelo telefone, que também é WhatsApp, (47) 98857-9891, ou presencialmente no INIS, na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 2.600, Edifício Cristine, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.