Itanhaém (SP) abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos a famílias de baixa renda

Itanhaém (SP) abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos a famílias de baixa renda

Como alternativa para o controle reprodutivo de cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém iniciou nesta sexta-feira (8) o cadastro de famílias de baixa renda da cidade e de pessoas em situação de rua interessadas em castrar seus animais de estimação. Os munícipes devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e as inscrições podem ser feitas nos postos de distribuição do Programa Vivaleite, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou online.

A campanha, que durará o ano todo, é feita em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Segundo a Secretaria de Saúde, está prevista a esterilização cirúrgica de 100 animais por mês, entre cães e gatos, com idade superior a seis meses de vida. O serviço gratuito de castração será realizado em cumprimento à Lei Municipal n° 3.369, que visa ao controle de cães e gatos no município.

Conforme explica a pasta, a castração diminui o risco de doenças como câncer de mama, útero, testículos, infecções na bexiga, gravidez psicológica, bem como coloca fim ao risco de fugas e brigas que ocorrem por ocasião do cio.

Inscrições

A campanha é destinada à população de baixa renda da cidade e pessoas em situação de rua, que são atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Para realizar o cadastro, os interessados devem comparecer em um dos dez pontos de distribuição do Programa Vivaleite ou nos CRAS, para preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais do tutor do animal.

Após o cadastro, os profissionais farão a triagem para saber se o interessado se enquadra nos requisitos exigidos. Caso seja aprovado, o tutor receberá informações sobre o local, data e horário em que ocorrerá a cirurgia. No ato da inscrição, não é necessária a presença do pet. A Vigilância em Saúde informa que não se responsabiliza pelo transporte dos animais até a clínica.

No dia do procedimento cirúrgico, os animais deverão estar em jejum de alimentos e água por seis horas e com peso de até 15 kg. Para obter mais informações, o munícipe deve entrar em contato com o Departamento de Vigilância à Saúde pelo telefone (13) 3426-6706. A unidade está localizada na Rua Benedito Celestino, 17, Vila São Paulo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Os interessados podem consultar os endereços dos postos do Programa Vivaleite e do CRAS, assim como os horários de funcionamento e telefones para contato, no site oficial da Prefeitura de Itanhaém.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.