Itupeva (SP) incentiva guarda responsável de animais

Itupeva (SP) incentiva guarda responsável de animais

A Prefeitura de Itupeva, através da secretaria de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e da secretaria de Educação e Cultura, iniciou segunda-feira (11) o projeto Educação Ambiental com o tema ‘Guarda Responsável de Animais’. O projeto que teve início na Emef José Patrignani e na Emefei Abilio Betelli se estenderá por todas as escolas da rede municipal.

“A ideia é de que as crianças do Ensino Fundamental se sensibilizem e disseminem a informação, bem como cobrem atitudes responsáveis de seus familiares e vizinhos”, comenta Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

O programa tem como objetivo a diminuição do número de abandono, casos de maus-tratos e o aumento das adoções conscientes de cães e gatos. A palestra leva em média 20 minutos e interage com as crianças através de conversação e brincadeiras.

“Buscamos mostrar para as crianças através de conversas, debates e brincadeiras a importância do bem estar animal, mostrando como cuidar de seus bichos de estimação sem maus-tratos e, principalmente, que eles levem adiante o assunto de abandono de animais”, reforça a palestrante Daniela Rosa, suplente da subsecretaria estadual de Defesa dos Animais.

No primeiro dia, mais de 80 crianças acompanharam as palestras. “A partir deste momento, as crianças vão levar essas informações para os adultos, acredito que esse seja um passo importante para a conscientização de um problema não só dessa cidade, mas de todo país”, falou Maraísa de Carvalho Silva, diretora das duas escolas.

Ao final da palestra, cada criança ganha um gibi da Turma da Mônica, com a história ‘Cuide bem do seu Animal’.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.