Ivaiporã (PR) oferece serviço de castração de animais de rua

Ivaiporã (PR) oferece serviço de castração de animais de rua

A partir desta semana o Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã realizará cirurgias de esterilização em cães e gatos, na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico. A entrega do Castramóvel foi na última sexta-feira (19), no Parque Ambiental Jardim Botânico. O serviço que será oferecido através de consórcio intermunicipal vai atender durante 20 dias em Ivaiporã, cinco dias no município de Ariranha do Ivaí e outros cinco dias em Arapuã.

O Castramóvel é equipado com centro cirúrgico estéril, balança digital, aparelho de anestésico, autoclave, dentre outros. O atendimento é voltado aos cães e gatos de rua e dos animais sob os cuidados da população baixa renda.

Para ter o atendimento, o cidadão de Ivaiporã deve fazer o cadastramento e agendamento no Departamento de Meio Ambiente que fica localizado no Jardim Botânico. É necessário ter em mãos dados pessoais, endereço, telefone e as características do animal.

Segundo o prefeito Miguel Amaral, a unidade de esterilização terá corpo médico veterinário, medicamentos e insumos para os procedimentos. “A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o castramóvel facilitará a oferta desse serviço. Sempre levando em consideração a questão social das famílias que não tem condições de gastar dinheiro com a esterilização dos animais”.

A unidade móvel foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Osmar Bertoldi, com indicação do vereador Alex Papin. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Ivaiporã, e a manutenção e insumos será bancada pelo consórcio intermunicipal. “Era um sonho do pessoal do Abrigo Toca de Assis, da Sociedade Protetora de Animais e das pessoas que amam os animais que se transformou em realidade”, destacou Alex Papin.

Também participaram da entrega da unidade Castramóvel, o presidente da Toca de Assis, Marcio Castro; o secretário de Meio Ambiente Alaercio Bufalo; o secretário de Saúde, Claudeney Martins; dentre outras autoridades.    

Fonte: TN Online 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.