Jacaré-de-papo-amarelo é solto em rio de Santos (SP) após 12 dias internado

Jacaré-de-papo-amarelo é solto em rio de Santos (SP) após 12 dias internado
Jacaré foi solto em rio na Área Continental de Santos (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Depois de passar 12 dias sob cuidados de veterinários, o jacaré encontrado na região no início deste ano voltou para casa nesta segunda-feira (16). A fêmea da espécie papo amarelo foi solta em uma área de preservação ambiental que fica às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na Área Continental de Santos, no litoral de São Paulo, já no limite com o município de Cubatão.

Enquanto esteve no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas) da Unimonte, o jacaré passou por uma série de exames. Os resultados mostraram que o animal, de 1,65 de comprimento estava bem, mas antes de ir embora, os veterinários colocaram um microchip na cauda do jacaré. A identificação ajuda a equipe a monitorar cada passo dele.

“É um protocolo, uma marcação que nós colocamos nos mamíferos e répteis ou uma anilha nas aves, porque se o animal ele retorna mesmo depois de todo antendimento é feito a inspeção. Temos um leitor e com identificação do número é possível rastrear o animal e se ele passou ou não por aqui “, explica o veterinário Nereston Camargo.

Com a ajuda de policiais ambientais o jacaré foi colocado com cuidado em uma caixa de madeira. Em seguida, foi levado até uma área de preservação. O momento da soltura do animal é considerado um dos mais importantes para equipe veterinária. Isso porque além de conseguir preservar a vida do ‘paciente’, o jacaré vai continuar garantindo seu papel na natureza.

“A gente sabe que ele tem um papel no ecossistema e, se há ocorrência dele aqui, é porque ainda há área preservada na nossa região. Isso é qualidade de vida tanto para nós quanto para eles”, destaca o veterinário.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.