Jacaré é capturado e morto a golpes de terçado por populares em Óbidos, PA; vídeo

Jacaré é capturado e morto a golpes de terçado por populares em Óbidos, PA; vídeo

Um jacaré de médio porte foi capturado e morto por pelo menos quatro homens às margens do Rio Amazonas, em uma área particular do município de Óbidos, oeste do Pará. O crime ambiental teria ocorrido na tarde da última terça-feira (11), mas apenas na quarta-feira (12), imagens de câmera de celular começaram a circular nas redes sociais. O animal recebeu vários golpes de terçado.

Nas imagens é possível ver os quatro homens prendendo o jacaré com uma corda, na sequência o animal recebe vários golpes de terçado pelo corpo e na região da cabeça. Ainda no vídeo, aparecem várias pessoas observando o crime. Nenhum dos envolvidos foi identificado até o momento. O corpo do animal foi deixado no mesmo local onde foi abatido.

A Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos (SEMA), informou por meio de nota, que já teve acesso às imagens e que está trabalhando para identificar as pessoas que aparecem no vídeo e ainda o local onde o crime aconteceu.

A nota diz também que assim que os envolvidos forem identificados, devem arcar com as consequências legais. A secretária garantiu que nos últimos anos tem intensificado as ações de conscientização ambiental, levando ao conhecimento público informações sobre tais crimes.

De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605, matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre é crime ambiental. A multa para quem comete o abate pode chegar a R$5 mil, além de pena de seis meses a um ano.

Fonte: O Liberal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.