Jacaré e pássaros em extinção são apreendidos em Campos, no RJ

Jacaré e pássaros em extinção são apreendidos em Campos, no RJ

Ação ocorreu na manhã deste domingo (5), no Parque Julião Nogueira. Além disso, um jovem de 25 anos foi detido.

Por Dulcides Netto

RJ Campos jacare passaros apreendidos1

Um jacaré e três pássaros em extinção foram apreendidos na manhã deste domingo (5), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Durante a ação da Guarda Civil Ambiental, um jovem de 25 anos foi detido.

Segundo informações dos agentes, o órgão recebeu uma denúncia anônima de que animais em extinção estavam em uma residência na Rua Francisco Luiz Rodrigues, no Parque Julião Nogueira. Ao chegarem ao local, o proprietário foi encontrado. Durante a revista, foram encontrados um jacaré, de aproximadamente um ano e meio, e três pássaros, sendo um currupião e dois papa-capim.

RJ Campos jacare passaros apreendidos2

Segundo a Guarda Civil Ambiental, o jacaré e o currupião estão em extinção e a pessoa que estava de posse dos animais foi autuada na Lei de Crimes Ambientais por mantê-los em cativeiro sem a devida autorização de órgão competentes (Ibama). De acordo o agente do GAM, Marco Soares, que comandou a operação, os animais foram encaminhados ao Nepas Nepas (Núcleo de Estudos e Pesquisas em animais Selvagens), na Uenf, para receberem os cuidados necessários.

“Posteriormente, somos acionados novamente, para devolvê-los ao habitat natural”, informa Soares.

O jovem e os animais foram encaminhados para 134ª Delegacia de Polícia, onde o acorrência foi registrada. O suspeito ficou detido na delegacia.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.