Jacaré morre após se enroscar em rede de pesca na represa Recanto 1, em Nova Odessa, SP

Jacaré morre após se enroscar em rede de pesca na represa Recanto 1, em Nova Odessa, SP
O jacaré foi visto boiando por funcionários de uma empresa que fica na região - Foto: Divulgação

Um jacaré foi encontrado morto na tarde dessa segunda-feira, após se enroscar em uma rede de pesca dentro da Represa Recanto 1, em Nova Odessa. O animal, da espécie jacaré-do-pantanal, tinha cerca de 1,50 metro, pesava aproximadamente 30 quilos e foi retirado das águas pela Defesa Civil de Nova Odessa, que reforça o aviso de que é proibido pescar e nadar nas represas.

De acordo com informações da prefeitura, o jacaré foi visto boiando por funcionários de uma empresa que fica na região. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Bichof, afirma que é a primeira vez que encontra um animal preso em rede nos seis anos em que trabalha no setor.

“Vai enrolando no corpo dele, acho que dá algum sufocamento, alguma coisa assim. E aí ele deve afundar. (…) Não é a primeira vez que a gente ouve que tinha jacaré aqui. A turma fica duvidando, mas agora de fato existiu mesmo”, disse Bichof. Após ser retirado da água, o animal foi aterrado na área da represa 1.

“Já é de conhecimento público que pescar e nadar nas represas que abastecem Nova Odessa é proibido, mas temos o dever de reforçar. Além do risco grande de afogamento, as represas também podem conter algumas ‘surpresas’, como foi possível observar agora”, disse Biof.

De acordo com a prefeitura, eventuais pescadores e banhistas que forem flagrados podem responder pelo crime definido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) ao nadar nas represas e ao sujar estes locais, e infringiriam o Código Florestal (Lei Federal 4.771/65) ao invadir as APPs (áreas de preservação permanente).

Por André Rossi

Fonte: Liberal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.