Jacaré resgatado às margens do Lago Paranoá, em Brasília (DF), morre após cirurgia para retirada de arame

Jacaré resgatado às margens do Lago Paranoá, em Brasília (DF), morre após cirurgia para retirada de arame
Jacaré encontrado debaixo da Ponte do Bragueto, em Brasília, por funcionário que trabalhava no local — Foto: Arquivo pessoal

O jacaré resgatado às margens do Lago Paranoá, em Brasília, morreu na manhã desta sexta-feira (19). O animal estava internado desde terça-feira (16) no Zoológico de Brasília, após ser encontrado por policias militares do Batalhão Ambiental debaixo da Ponte do Bragueto. O zoológico informa que irá fazer uma necropsia para identificar a causa da morte.

Jorge – como foi chamado pela equipe – passou por cirurgia no mesmo dia do resgate para retirada de um arame no estômago. O objeto tinha cerca de 50 centímetros.

Desde o procedimento, o jacaré estava sob o efeito da anestesia e era monitorado diariamente, mas, na manhã desta sexta-feira, os batimentos cardíacos não foram mais detectados.

Jacaré visto no Lago Paranoá, em Brasília, passa por cirurgia para retirada de anzol do estômago — Foto: Reprodução
Jacaré visto no Lago Paranoá, em Brasília, passa por cirurgia para retirada de anzol do estômago — Foto: Reprodução

Os veterinários explicam que era difícil saber a real condição do animal. Se era idoso, se sofria de alguma outra doença e há quanto tempo ele havia se alimentado. Essas condições podem ter influenciado a morte dele. Além disso, os profissionais contam que os répteis têm metabolismo lento, o que leva a uma recuperação mais demorada.

VÍDEO: Jacaré visto no Lago Paranoá passa por cirurgia para retirada de anzol do estômago

Foi o veterinário responsável pela cirurgia batizou o jacaré como Jorge. Ele contou à equipe que escolheu “Jorge” porque é sempre o nome de um personagem interessante em histórias bem humoradas.

Em nota, o Zoológico disse ainda que: “A história de Jorge nos mostra a importância de todos nós ficarmos atentos e tomarmos cuidado com o descarte adequado do lixo, a fim de manter a qualidade da água no Lago Paranoá e evitar que outros animais tenham sua saúde prejudicada pela ingestão do mesmo”.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.