Jacaré surge no meio da rua e assusta moradores na Zona Sul de Teresina, PI

Jacaré surge no meio da rua e assusta moradores na Zona Sul de Teresina, PI
Animal tinha aproximadamente um metro e foi capturado por militares (Fotos: Polícia Ambiental/Divulgação)

O passeio inesperado de um jacaré pela Rua Haiti, no bairro Cidade Nova, Zona Sul de Teresina, assustou moradores na manhã desta quarta-feira (22). Medindo aproximadamente um metro, o animal passava pelo local quando foi avistado.

“Quando a vizinha abriu a porta, estava lá o bicho no esgoto na frente da casa”, relatou a dona de casa Claudia Sousa. Segundo ela, assim que as pessoas começaram a sair de casa, por volta das 6h, o animal já estava por lá. É o terceiro que aparece na mesma região.

Após captura, réptil foi solto em lagoa

“Esse jacaré  era maior que o último que tinha aparecido por aqui. É sinal que eles estão crescendo e a mãe pode aparecer também”, sugeriu a moradora.

O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar foi acionado às 8h30 e fez a captura do animal. O réptil teria saído de uma galeria até chegar à rua. Vizinhos próximo ao local onde o jacaré foi encontrado o imobilizaram com uma corda até a chegada dos militares.

De acordo com o sargento Cirilo Oliveira, tem sido comum o surgimento de jacarés e serpentes na zona urbana. Diariamente, o Batalhão de Polícia Ambiental tem atendido em média oito chamados dessa natureza.

“Com as chuvas, é comum que esses animais deixem o seu habitat, que normalmente alagam, para outros locais. Por dia, temos feito a captura de quatro jacarés e quatro serpentes”, falou.

Após ser capturado pelos militares, o jacaré encontrado na Rua Haiti foi solto em uma lagoa do Parque Zoobotânico. A polícia orienta a população a sempre buscar ajuda do Batalhão Ambiental ou Corpo de Bombeiros em casos como esses e evitar manter o contato com esses animais.

Por Patrícia Andrade

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Os habitats diminuindo, a convivência não desejada pelos jacarés aumentando. É cada vez mais necessária a especialização de equipes para o resgate de animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.