Jaguatirica aparece em condomínio de Teresina (PI) e assusta moradores

Jaguatirica aparece em condomínio de Teresina (PI) e assusta moradores

Funcionário fazia manutenção em uma das piscinas quando viu o felino. Polícia Ambiental teve trabalho para resgatar animal e usou tranquilizantes.

PI teresina jaguatirica

Um filhote de jaguatirica apareceu na manhã desta sexta-feira (20) e assustou moradores de um condomínio localizado na Avenida Presidente Kennedy, Zona Leste de Teresina. Um funcionário que fazia a manutenção em uma das piscinas avistou o felino e acionou a Polícia Ambiental. Os policiais tiveram trabalho para recapturar o animal e usaram tranquilizantes para imobilizar e tirar a jaquatirica de dentro da casa de gás onde estava escondida.

Ao G1 o vigilante do condomínio relatou que o funcionário trabalhava na piscina e inicialmente achou que se tratava de um gato, mas ao se aproximar do local que o felino estava viu que era um bicho maior e resolveu procurar ajuda. “Ela (jaguatirica) estava perto da caixa de bomba da piscina e depois correu e se escondeu na casa de gás do condomínio”, disse o vigilante. 

A tenente coronel Júlia Beatriz, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental disse que o filhote de jaguatirica passará por alguns exames e dependendo do resultado poderá ser reinserida no seu habitat natural ou ser encaminhada para o Parque Zoobotânico. 

“Esses animais acabam aparecendo nesses lugares como resultado da invasão do homem ao seu espaço natural. Como o condomínio fica próximo a uma área de mata é mais propícia a aparição desses animais silvestres. Essas construções acabaram por invadir o habitat natural desses bichos”, disse.

Segundo especialistas, a jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma. 

Capivara

Além do filhote de jaguatirica, a Polícia Ambiental também fez a apreensão de uma capivara na mesma região. O animal estava na Avenida Presidente Kennedy quando foi recapturado e levado para o Parque da Cidade, na Zona Norte. Ao chegar no local, a capivara acabou escapando e os policiais tiveram bastante trabalho para pegá-la de volta. 

O animal também será submetido a exames e só depois definido o local para onde irá.

Uma cobra jiboia também foi apreendida pela Polícia Ambiental na Zona Norte da capital.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.